Conquistar o cliente não é uma tarefa
tão fácil quanto parece. Requer boa comunicação, simpatia e
conhecimento do produto que está vendendo. E quando o assunto é
“ganhar” a confiança dos clientes é necessário ações estratégicas
de fidelização, para que o ato da compra se transforme em uma
experiência gratificante e satisfatória.
Henrique Mol, diretor executivo da
Bidon Corretora de Seguros, conta que hoje o brasileiro vive em
busca do “Q” a mais. E para conquistar esse cliente é
imprescindível estratégias de relacionamento.
“A Bidon foca muito na capacitação de
seus franqueados para que os mesmos possam dar atendimento
personalizado na hora da venda e que também possam prestar um ótimo
atendimento no pós-venda. Nós entendemos que um serviço recheado de
detalhes e bastante consultivo faz toda a diferença no momento
final da decisão de um possível cliente”, afirma.
O empresário ressalta ainda o quão
importante é ter o foco especial no pós-vendas, pois é o momento
crucial para fidelizar um cliente, uma vez que a maioria deles
avaliam sua satisfação de acordo com o tratamento que recebem após
finalizar o serviço. “Quando precisam do profissional fora do
momento da venda, no caso das corretoras, essa relação se
estabelece no momento de um possível sinistro. Portanto, é uma
ocasião de maior fragilidade emocional do cliente, no qual ele cria
um mix de sentimentos dentro de si, e o corretor deve ser o mais
prestativo e presente possível”, diz.
Táticas que dão
certo!
Henrique reforça que há algumas
táticas que ajudarão os empreendedores a colher bons frutos do
negócio, principalmente para que ocorra a renovação dos seguros
junto aos seus clientes. Conheça algumas delas:
– Atenção: Dar toda a atenção ao
cliente é fundamental. Mostrar que ele sempre é lembrado e atender
de maneira satisfatória suas solicitações;
– Agilidade: Muitos corretores perdem
muitos negócios devido a demora no retorno das solicitações de seus
clientes. O retorno deve ser imediato, pois quanto mais rápido o
retorno acontece, menor é o tempo que o cliente tem para buscar
outro atendimento;
– Conhecimento: É fundamental conhecer
detalhadamente o produto que você trabalha. Isso passa total
credibilidade e segurança junto ao cliente;
– Planejamento: tenha sempre um
planejamento estratégico para tratar suas renovações com prazos de
contato estabelecidos, sempre antecipe alguma possível solicitação
de condição comercial;
– Proximidade: Crie “rapport”
com seus clientes, seja o mais próximo possível, crie situações de
conforto para o mesmo, busque sempre passar confiança e
disponibilidade.
“Acredito que se o franqueado focar em
alguns pontos cruciais citados ele alcançará o sucesso, e
principalmente, conseguirá manter sempre o cliente conosco por mais
uma vigência que se inicia”, avalia Mol.
De mãos dadas com a
tecnologia
O mercado evoluiu e os clientes
acompanham esta mudança. As empresas que não se adequarem ao “novo
mundo digital” serão literalmente engolidas pelo mercado. Devido a
isso, a Bidon investe pesado no marketing digital, redes sociais e
ferramentas avançadas que possam auxiliar os franqueados a
acompanharem a tecnologia do mercado.
A rede entende que hoje em dia, sem o
auxílio da tecnologia, os resultados dificilmente irão aparecer. É
o caso das redes sociais, que são hoje grandes parceiras na
divulgação do trabalho e serviços dos franqueados, além da
prospecção de novos clientes.
De olho no
produto
Em algumas regiões é possível
trabalhar mais determinado tipo de seguro, já que a procura é
maior. Para isso, Henrique aconselha que o franqueado esteja
antenado e busque pesquisar sobre o mercado em que atua.
“Cada região tem uma demanda
específica e ninguém melhor do que o próprio franqueado para
perceber as particularidades de cada mercado. Hoje em dia é muito
simples conseguir estas informações, as próprias seguradoras
oferecem pesquisas detalhadas contendo índices e gráficos de
desempenho de seus produtos divididos por região”, diz Mol.
Para monitorar se os franqueados estão
fazendo um bom trabalho, a Bidon possui o setor de qualidade que
visa auxiliar o franqueado a corrigir suas falhas e seus pontos
fracos, além de ser uma ferramenta fundamental no controle da
produtividade e dos “gargalos” presentes nos processos. Também
ocorrem auditorias internas acompanhando de forma individual o
resultado dos 130 empreendedores, pois somente assim é possível
identificar os pontos a serem trabalhados e melhorados em cada
franqueado.
Atendimento diferenciado:
sucesso garantido
Receber atendimento diferenciado hoje
é o que todos os clientes buscam ao procurar por algum tipo de
serviço específico. Sem esse atendimento, sua empresa será só mais
uma em meio à concorrência.
O cliente está cada vez mais atento,
ele pesquisa, procura conhecer o que está comprando. “Se você não
for diferenciado perante aos demais, dificilmente o cliente irá
confiar a você a importância de guardar e manter sua apólice de
seguro. No cenário onde a decisão é toda do cliente, ele se depara
com várias cotações, algumas com preço muito baixo, porém sem o
menor valor agregado com profissionais sem capacitação e
conhecimento. Em contrapartida ele se depara com uma cotação até
mesmo de valor superior, porém sabe que pode confiar, e qualquer
dúvida que tiver ele será bem atendido e terá toda atenção quando
precisar, ou seja, a qualidade no atendimento ganha até mesmo de
preço baixo”, reforça o empresário.
Atrelado ao atendimento está o
marketing, outro chamariz utilizado pelas marcas para sobressair
sobre os demais concorrentes. No entanto, esse setor deve conter
profissionais gabaritados que realmente entendam o que estão
fazendo, pois caso contrário todo o trabalho personalizado pode ir
por água abaixo.
Pesquisas de mercado, material de
qualidade, atendimento em redes sociais de forma satisfatória e
ágil são estratégias adotadas para se tornar mais um diferencial.
Inclusive, enviar mensagens de felicitação na data do aniversário
do cliente, parabeniza-lo por alguma conquista do seu time de
coração, dentre outros assuntos que despertam a admiração dele pela
marca, geram resultados positivos entre cliente e empresa, já que
ele acaba sentindo-se valorizado.
Sobre a Bidon Corretora
de Seguros
A Bidon Corretora de Seguros
surgiu em 2010, em Campo Bom, região metropolitana de Porto Alegre
(RS), e entrou para o mercado de franchising em setembro de 2016.
Ou seja, é novidade no mercado de franchising, mas com forte
atuação e experiência no mercado de seguros. A marca já possui 130
franqueados, pelo sistema home office (modelo de negócio da
franquia), e atua comercializando seguros nas áreas de: acidentes
pessoais, empresarial, condomínios, responsabilidade civil, risco
de engenharia, imobiliário, caminhão, motos, frotas de veículos, e
o carro-chefe – seguros de automóveis. Além disso, a Bidon oferece
carta verde, consórcios, previdência privada, fiança locatícia,
planos odontológicos e de saúde, e seguros de vida (individual e
coletivo), residencial e de viagem. E o investimento inicial da
Bidon Corretora de Seguros – aproximadamente R$10 mil – é outro
grande atrativo da rede.