A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou o encerramento das atividades da Unimed de Cruzeiro (SP) e que seja feita a transferência dos 11.815 clientes da empresa para outra operadora.
A decisão foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (16). Em duas resoluções, a agência decretou a liquidação extrajudicial, que encerra as atividades da operadora, e a portabilidade dos clientes, que deve ser feita em um prazo de até 60 dias.
A ANS informou que a decisão foi tomada devido à situação financeira da Unimed de Cruzeiro, que paralisou as atividades sem adotar as medidas para transferência da carteira de clientes para outra operadora, conforme determina a legislação.
“A empresa resolveu encerrar as atividades do plano de saúde sem anuência da ANS, sem seguir o rito previsto na legislação, ou seja, sem dar as devidas garantias de pagamento de dívidas à rede prestadora de serviços, tampouco garantias de manutenção de assistência aos beneficiários (direcionamento a outra operadora)”, diz trecho da nota.
Ainda segundo a ANS, os clientes da Unimed de Cruzeiro podem escolher qualquer plano de saúde disponível no mercado para fazer a portabilidade. Caso ainda esteja em carência no plano atual, o período remanescente será cumprido na nova operadora.
Para fazer a mudança, o cliente deve ir até a operadora escolhida com os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e quatro boletos pagos na operadora de origem – referentes ao período dos últimos seis meses.