Diante de tantas mazelas que atingem a
população, qual deve ser a postura adotada pelo corretor de seguros
na orientação aos clientes? Segundo o consultor Sergio Ricardo, o
ideal é que cada profissional dê ênfase a esses problemas e alerte
o consumidor sobre os riscos aos quais está sujeito no dia a dia.
“Quando as mazelas do SUS ou da Previdência Social são evidenciadas
pela mídia, as pessoas tendem a dar mais importância a seguros.
Então, não deve haver nenhum constrangimento dos corretores em
salientá-las a seus clientes, porque é sua função, dentre outras,
promover a cultura de seguros”, diz o consultor.
Ele acrescenta que, como
intermediários mais importantes da distribuição de seguros para a
sociedade, os corretores “têm obrigação” de entender a demanda de
seus clientes e de conscientizá-los quanto aos riscos expostos,
além de ofertar as melhores soluções de proteção.
Nesse contexto, é fundamental mostrar
que o seguro é uma das soluções para as necessidades de proteção
dos indivíduos, porque atua na reposição dos bens eventualmente
perdidos por sinistros e até, como proteção social e fonte de
poupança e investimentos, como sabemos. “Em que pese se dizer por
aí que os brasileiros têm os planos de saúde como um dos seus
desejos principais poderíamos consertar isso dizendo que o Homem
tem necessidade de acesso à saúde e só aceita pagar por ela em face
de sua necessidade de proteção”, enfatiza Sergio Ricardo.
Em síntese, isso significa que as
necessidades de segurança aparecem após o suprimento das
necessidades fisiológicas. São representadas por necessidades de
segurança e estabilidade, como proteção contra a violência,
proteção para saúde, recursos financeiros e outros. É nesse momento
que se torna ainda mais crucial e relevante o papel exercido pelo
corretor de seguros. “Segundo Abraham Harold Maslow, psicólogo
americano, conhecido pela proposta do que ficou conhecido como
Hierarquia de Necessidades de Maslow, o homem é motivado segundo
suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as
fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização
pessoal são as necessidades finais. Cada necessidade humana
influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz
prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide
hierárquica”, conclui o consultor.