O vice-presidente comercial da HDI,
Flavio Rodrigues, participou do programa “Vendendo & Vencendo, da
TV CQCS. Ele reafirmou que o Corretor de Seguros é o principal
canal de distribuição do mercado de seguros. Segundo o executivo,
apesar das mudanças e dos novos canais de distribuição, os
Corretores devem entender que são oportunidades e eles devem se
adaptar. “Não devem ter medo e, sim, disposição para entender as
mudanças, o corretor é, e continuará a sendo o maior canal de
distribuição de seguros no Brasil”, afirmou.
Para ele, o Corretor deve cuidar dos
negócios existentes, isso significa cuidar das renovações e
prospectar novos clientes. Além disso, ele diz que o Corretor deve
adequar sua estrutura para as mudanças do mercado, ofertar novos
produtos aos clientes e, principalmente, ter mais tempo pra vender.
“O Corretor deve aproveitar o cross selling com automóvel e vender
produtos como riscos comerciais, residenciais e outros produtos que
surjam”, sugere o executivo.
Ele lembrou ainda que há dez anos
quando surgiram às corretoras on-line, muito se falou que o
Corretor seria prejudicado e isso não aconteceu. “O Corretor não
tem o que temer”, diz ele. O executivo destacou ainda que a HDI tem
uma ferramenta online para aparelhar o Corretor para que ele possa
linkar com seu website e angariar mais negócios. “O Corretor
precisa estar engajado nas mudanças propostas pelos seguradores no
tocante a processos e eficiências operacionais”, afirmou.
Para Rodrigues, é preciso acreditar no
mercado e no país. “As adversidades vão passar. É preciso
simplificar os processos e investir em tecnologia”, sugeriu.