Com foco em excelência na oferta de
produtos e serviços, a Tokio Marine está completando 58 anos de
atuação no Brasil. De acordo com os últimos dados oficiais
divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), a
companhia cresceu 13,5% até maio em relação ao mesmo período do ano
passado. Em comparação, o mercado no qual atua, (sem VGBL, Saúde e
Previdência), evoluiu 5,3% Outro dado relevante que demonstra o
crescimento sólido da Tokio Marine é o Índice Combinado de 99,7%
registrado nos cincos primeiros meses do ano. O indicador, um dos
mais importantes da indústria de seguros, mede a eficiência
operacional das empresas e o ideal é que esteja abaixo de 100%.
A Companhia investe, anualmente, cerca
de R$ 100 milhões em melhorias e sistemas que agilizam os processos
internos, sustentam o crescimento e facilitam o dia a dia dos
Corretores e Assessorias. O valor inclui gastos com a atualização
da infraestrutura básica (como armazenamento de dados, rede,
servidores e telefonia) e o desenvolvimento de novos produtos e
ferramentas. “Somos uma Seguradora empenhada em usar a tecnologia
para prover soluções que efetivamente agreguem valor à nossa
estratégia de crescimento e rentabilidade ao negócio como um todo,
além de melhorar ainda mais a qualidade de nossos produtos e
serviços e a eficiência dos processos”, complementa o presidente da
companhia, José Adalberto Ferrara.
Segundo ele, apesar do cenário difícil
enfrentado pelo país nos últimos dois anos, deve acontecer uma
recuperação econômica do Brasil. “Mantivemos os investimentos para
ofertar produtos e serviços de excelência que atendam às
necessidades de nossos Corretores, Assessorias e Clientes. Estamos
bastante confiantes com os resultados obtidos até o momento e
esperamos encerrar o exercício 2017 com um crescimento de dois
dígitos e um Índice Combinado inferior a 100%”, afirmou. A
companhia adota uma estratégia baseada em três grandes pilares:
Relacionamento com Corretores e Assessorias; Tecnologia, para
tornar a operação mais ágil e precisa; e Qualidade e Inovação na
entrega de Produtos e Serviços. Ferrara diz que ressalta com os
colaboradores que o mundo passa por uma profunda transformação.
“Nós, Seguradores, junto com os Corretores, precisamos ficar
atentos ao enorme leque de oportunidades que surgem a partir das
mudanças provocadas pelas tecnologias emergentes”, insiste o
executivo.
Seguindo a estratégia de ser uma
seguradora Multiprodutos para atender aos mais diversos perfis de
Clientes, a Tokio Marine anunciou a entrada no segmento de Vida
Individual, que deve compor, nos próximos três anos, 10% da
carteira de Vida da Empresa, totalizando mais de 60 mil segurados.
A Companhia lançou também o seguro Vida Convenções Coletivas,
atenta ao potencial de mercado para satisfazer as necessidades de
sindicatos e empresas. Na carteira de Automóvel, a seguradora
lançou no final do ano passado o Tokio Marine Auto Roubo +
Rastreador. O seguro oferece vantagens como cobertura básica para
furto, roubo e incêndio com assistência 24 horas, além da
instalação em comodato gratuita do rastreador. O grande diferencial
é que o produto pode ser até 50% mais barato em relação aos
tradicionais. Além disso, a Tokio Marine colocou no mercado o
seguro Auto Popular que recentemente expandiu as praças de
comercialização – de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza
– para Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte. Dos clientes que
compraram o Popular desde o lançamento, 60% são novos, ou seja, não
faziam parte da indústria de seguros.
Ferrara diz que a companhia procura,
nesse cenário de recuperação econômica, oferecer aos Corretores e
Assessorias mais opções para a realização de negócios. “Investimos
em produtos, serviços e canais de vendas, sempre privilegiando a
venda consultiva através dos mais de 25 mil Corretores que operam
conosco. Em períodos como este, é preciso ficar atento às múltiplas
oportunidades de proteger o patrimônio dos Clientes. Os Corretores
têm a nobre missão de nos auxiliar na difusão da cultura do seguro
no País”, destaca Ferrara.