Na manhã do dia 18/05, o 8° Simpósio
Paranaense de Seguros trouxe os desafios do mercado de seguros e as
soluções para construir o futuro da categoria. Cerca de 200 pessoas
prestigiaram o talk show de abertura com as principais autoridades
do setor.
O Presidente do Sincor-PR, José
Antonio de Castro, aproveitou a oportunidade para ressaltar as
realizações da entidade em prol dos corretores e da categoria como
um todo. “Temos muitos desafios e para quem está entrando no
mercado agora sabemos que é ainda mais difícil. Por isso focamos em
manter uma categoria forte e em deixar um legado que seja possível
enxergarmos o todo e não somente o individual”.
Já o Diretor Comercial Mercado
Brasil da Bradesco, Leonardo Freitas, enfatizou a necessidade de
pensar em longo prazo, não focando apenas na venda imediata. “O
evento de hoje traz para o corretor um cenário favorável para falar
de benefícios. Temos que olhar para o cenário da longevidade para
vender saúde, vida, seguro dental. O que nós precisamos fazer para
reinventar? Cada vez mais tornar os processos mais fluidos.
Precisamos de uma mudança do modelo mental. Pensar menos no produto
e focar mais no cliente. Isso aumenta nosso leque para falar com o
cliente. Temos que mostrar uma boa proposta de valor”.
Para o VP Comercial da
HDI, Flávio Rodrigues, as mudanças no mundo atual ocorrem muito
rápido e é necessário se reinventar a cada momento. “As iniciativas
que tomamos hoje não poderão ser referência para mudanças daqui a
cinco anos. Isso porque as transformações são diárias e precisamos
nos antenar a todo momento para não perder essa evolução. As
seguradoras, no geral, tem que ouvir mais os corretores. Ninguém
melhor que eles para trazer o feedback das mudanças que precisamos
fazer”.
Luiz Gutierrez, Presidente
da Mapfre, ressaltou a maneira que as instituições devem agir para
se reinventar e se preparar para o futuro. “Nós temos que nos
adaptar às mudanças. Temos que ter a consciência que precisamos
mudar. Temos que mudar o aporte de valor, não estou falando em
preço e sim sobre os benefícios e vantagens que o segurado terá.
Precisamos escutar os clientes. O mundo mudou, a velocidade está
muito maior, precisamos reagir rapidamente a estas
mudanças”.
O Presidente da
Centauro-ON, Ricardo José Iglesias Teixeira, acredita na
evolução progressiva do mercado para se adaptar às diversas
possibilidades que surgem. “Precisamos evoluir no mesmo ritmo que o
mercado está mudando. É uma tarefa difícil, mas que precisa ser
feita. Temos que levar ao cliente a solução, por mais diferente que
ela seja. E para conhecer essa solução diferente precisamos estar
atualizados e se reinventar a cada dia”.
Temos que gerar a conexão para
desenvolver esses atendimentos, juntos. Criamos workshops,
palestras e encontros para ouvir os corretores. Temos apenas uma
missão, de fazer a sua vida fácil.
“A revolução digital mudou o
foco do poder para o cliente. Precisamos entender quem é nosso
cliente e mudar nosso modelo de negócios. Investir na solução,
ganhar a fidelidade, a confiança.
O mercado não venderá mais bens
e sim serviços.Temos que rever nosso papel nessa revolução
digital”, foram as palavras do VP Comercial da América Latina da
Axa, Octavio Bromatti.
Rivaldo Leite, Diretor Executivo
de Produção da Porto Seguro, destacou a necessidade de se planejar
o futuro tendo em vista que mudanças irão ocorrer. “O mundo muda
rapidamente. Não tem como ter um planejamento de longo prazo. Em 3,
4, 5 anos já vai ser tudo diferente do que temos hoje. Ainda temos
muito por fazer, desenvolver e facilitar o dia a dia dos
corretores. O principal hoje é livrar o corretor dessa dependência
do seguro de automóvel. O papel de vocês é muito importante. Será
que os corretores estão se preparando para fidelizar esses
clientes?”. Ele aproveitou para levantar uma reflexão entre os
corretores. “O que vocês estão fazendo para aumentar sua carteira?
Não caiam na armadilha de vender apenas seguro de automóvel. Vocês
tem o poder na mão. Será que estão aproveitando seus clientes para
oferecer novas possibilidades de produtos?”.
A última fala do talk show fica
a cargo do VP Comercial da SulAmerica, Matias Romano de Ávila que
trouxe algumas soluções encontradas pela seguradora. “Nós não
entendemos o corretor como um canal, ele é o profissional que está
presente em todos os canais de comunicação. Precisamos treinar o
corretor ensinando o produto, mostrando que só traz benefícios.
Treinamos 44 mil pessoas no último ano em todas as nossas áreas.
Não existe nada mais importante do que se informar e buscar uma
formação mais sólida para solucionar as necessidades dos clientes.
Tudo está se transformando”, finalizou.