Evento acontece na Amcham entre os
dias 5 e 6 de abril
O Brasil hoje tem 119 milhões de
internautas (Fonte: Statista – Digital Market Outlook). Se levarmos
em conta a população total do país, podemos afirmar que 58% da
população brasileira já se conecta à internet. E, apesar da crise,
o e-commerce só cresce no Brasil: em 2016 teve um aumento de 7,4%
com relação a 2015, totalizando um faturamento de 44,4 bilhões de
reais (Fonte: Ebit Informação). Diante desses números e de
fenômenos da cultura digital como o Uber, o Airbnb, o Netflix, o
Spotify, que revolucionaram o consumo da sociedade nos últimos
anos, o Fórum S2 – Gestão e Distribuição de Seguros Massificados,
que acontece entre os dias 5 e 6 de abril na Amcham, traz para essa
edição palestras e painéis focados em comunicação digital e
inovação. Afinal de contas, por que o mercado segurador brasileiro
ainda não se beneficiou do digital como poderia?
Pesquisas mostram como o setor no
Brasil, comparado com outros países, ainda está tímido no ambiente
digital. De acordo com o Google Barometer, apenas 6% das pessoas
que pesquisam por seguro automóvel pela internet compram online. Já
55% usa a internet como ferramenta de pesquisa porém a compra é
feita de maneira offline. Na Austrália, para se ter uma ideia, a
compra online de seguro auto chega a 33%, número maior do que a
compra offline de 31%. Para Gerson Ribeiro, professor de marketing
digital e palestrante do Fórum S2, “Entre 2014 e 2016, houve um
aumento de 60% nas buscas em sites de comparação de preços (Fonte:
Google). Isso quer dizer que as pessoas estão usando a tecnologia
para comparar os valores mas, no mercado segurador, elas ainda não
conseguem comprar pela internet na maioria das vezes”, explica. Em
sua palestra “Entenda o Comportamento do Consumidor”, que acontece
no dia 6 de abril, ele abordará algumas ferramentas digitais que
podem dar suporte nesse sentido como a mídia programática, a
experiência do usuário, entre outras.
Para Marcelo Teixeira, mestre em
comunicação e práticas de consumo e consultor em estratégias de
marketing digital, que mediará o painel “Desafios da Comunicação de
Seguros Massificados em Ambientes Digitais”, existem três pilares
da comunicação digital que se retroalimentam e que precisam ser
absorvidos não só pelas seguradoras mas também por corretores e
agências de comunicação para que a inovação e a tecnologia se
tornem de fato realidade no mercado: 1. o conteúdo do ambiente
digital precisa ser relevante; 2. a linguagem no ambiente digital
tem que ser mais dinâmica, imagética e, o mais importante,
humanizada; 3. a interação é extremamente necessária. “Nossa
proposta nesse painel é reunir as três pontas do mercado –
seguradoras, distribuidores e agências – para que sejam
apresentadas e debatidas soluções que possam auxiliar todos os
players”, explica Claudia Lopes, diretora executiva da CFL
Consultoria e curadora da programação do Fórum. O painel vai contar
com a participação de Alessandro Xavier, COO da corretora online
Sossego Seguros; Max Petrucci, CEO da agência digital Garage; e
Paulo Rossi, diretor comercial de canais estratégicos do Grupo
Segurador Banco do Brasil e Mapfre.
O Fórum S2 também vai apresentar
exemplos brasileiros de seguradoras e plataformas mobile que
resolveram quebrar a barreira do digital: Youse e thinkseg são as
primeiras Insurtechs (segmento das FinTechs focado em serviços
avançados e disruptivos para o mercado segurador) brasileiras que
estão modificando a tradicional forma de fazer seguros e
fortalecendo o relacionamento com os clientes. Em sua palestra no
dia 6, Gustavo Zobaran, head de brand experience da Youse –
plataforma de venda de seguros 100% online da Caixa Seguradora –
vai apresentar a Youse como a Insurtech referência no mercado
brasileiro, setor que atraiu investimentos de US$ 3,1 bilhões no
mundo todo, segundo o relatório InsurTech Outlook, da consultoria
Everis. Zobaran destacará a importância do trabalho de construção e
desenvolvimento de marca como um pilar estratégico dentro do
negócio da Youse.
Já André Gregori, CEO da thinkseg,
contará em sua palestra do dia 5 as primeiras percepções do mercado
neste início de operação da startup que integra seguradoras,
corretores e clientes num mesmo marketplace que oferece todos os
serviços pelo celular. Na plataforma mobile, por exemplo, não há
dispositivo de rastreamento instalado no carro. Por meio de um
aplicativo que capta as informações do motorista (distância,
percurso, modo de fazer as curvas, modo de frenagem), são gerados
pontos e descontos no valor do seguro. Esse formato, que premia o
condutor que dirige bem introduz o conceito pay as you drive e pay
as you use (pague conforme você dirige) no setor de seguros
brasileiro.