Em tempos de crise e de muita falta de ética da parte dos nossos governantes, fica a pergunta para quem atua com vendas e precisa gerar negócios: qual a medida entre atender o cliente, administrar uma empresa, qualificar vendedores, permear um bom relacionamento com as companhias de seguros, estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo, tendo foco no que interessa, sem banalizar o trabalho e a própria imagem? A resposta é fácil: basta ter postura!
Para manter a postura e estar sempre ao dispor com profissionalismo, é preciso acompanhar a velocidade das informações armazenadas durante o trabalho. O corretor de seguros precisa apurar todos os dados que encaixam no perfil do segurado. Tudo se desenvolve da maneira como a sua empresa possui visibilidade junto ao setor, tanto com clientes, seguradoras e parceiros de negócios. A sua credibilidade depende da sua forma de agir para com todos.
Vale a reflexão sobre como queremos aparecer. Durante uma visita, o cartão de acesso do vendedor está na sua comunicabilidade agregado ao conhecimento, sobre o produto ou serviço que venha a oferecer. Saber como quer ser visto e traçar um panorama de suporte desde a visita ao pós-venda, é fundamental para fidelizar sua carteira de clientes e ampliar o canal de relacionamento. Quando passamos uma imagem séria temos a obrigação de trabalhar correto. Se houver algum tipo de contratempo no percurso, é preciso ter calma e jogo de cintura para não passar uma imagem negativa com quem esteja negociando. Lembre-se que a resolução da pendência precisa ser imediata! Tente ser o mais disponível possível, não descanse enquanto não resolver o que é necessário. Sua postura e sua palavra precisa valer mais do que o valor negociado no contrato.
O comportamento adequado tem muito a ver com a ética na prática. Fazer aos outros o que gostaria que fizessem para nós, é um bom começo. Pense na satisfação que você sentiria se recebesse um elogio sincero, um comentário inteligente e até uma indicação para iniciar um novo processo de negociação. Esse tipo de gentileza no relacionamento é ofertado a quem de fato mereça! Isso também tem ligação com ser justo, tendo o bom senso de estar pronto a servir os que também ajudam. Qual cliente não gosta de um tratamento diferenciado, sendo tratado com gentileza e atenção?
A sua forma de agir identifica e esclarece quem é quem. Nesse aspecto, vale como resposta a pergunta que abriu o texto: na dúvida, não ultrapasse. Seja formal e sinta o ambiente. Não se permita que a sua postura se vulgarize, independente da sua profissão. E nunca esqueça que sucesso nada tem a ver com arrogância e com aquele ar de “quem sabe tudo sempre”. Declarar que não sabe, mas que buscará a informação correta, faz de você uma pessoa sábia e sensata. Sorrir com a boca, com os olhos e com o coração faz parte de uma postura digna. Nada consegue ser mais refinado que o sentido da dignidade no ser humano, que faz todos serem iguais em suas diferenças. Auxilia bastante nas relações e expande as chances de novas oportunidades, onde na verdade poderia haver hostilidade.
*Aimoré Maia é Professor Universitário, Corretor de Seguros, Consultor, Palestrante, Administrador de Empresas e proprietário da AMX Seguros e Benefícios