Admiral Insurance, uma das maiores
companhias de seguros do Reino Unido, passará a checar o Facebook
dos clientes para montar seus perfis e determinar se eles oferecem
mais ou menos riscos — e, portanto, se devem pagar mais ou menos
pelos serviços da empresa.
Batizado
de firstcarquote, o programa permite que a companhia
faça uma varredura através de posts e curtidas para identificar
padrões que revelam qual é o comportamento de cada pessoa.
Os participantes poderiam
economizar até £ 350 (R$ 1,3 mil) por ano, caso sejam contemplados.
Por exemplo, se a pessoa escreve sentenças concretas, usa listas e
marcam de encontrar os conhecidos em determinados horários e locais
em vez de usar coisas vagas como “hoje à noite”, ela tende a ser
classificada como consciente e bem organizada, o que lhe renderia
pontos. Já aqueles com excesso de confiança, que costumam usar
muitos pontos de exclamação e palavras como “sempre” e “nunca” ao
invés de “talvez”, tendem a perder pontos. Só que esses parâmetros
não são fixos e a importância das correlações traçadas neste
momento pode mudar com o tempo. Se a moda pegar, tem gente que vai
ter preço do seguro dobrado.