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Operadora investe em sistema integrado de gestão de saúde

Fonte: Revista Apólice Data: 23 agosto 2016 Nenhum comentário

Com o objetivo de acompanhar mais de perto a saúde de seus beneficiários, a Amil investe na reestruturação de seus programas de prevenção. O marco desse movimento é o lançamento, em agosto, do Sistema de Gestão Vida de Saúde – modelo que organiza suas iniciativas por meio de uma linha de cuidados centrada em 16 especialidades. Um software acompanhará a evolução de cada beneficiário dentro dos programas, viabilizando cuidados personalizados. A tecnologia também ajudará a mapear a economia gerada pela prevenção em cada um desses fluxos.

Um dos pilares do novo sistema é a unidade de atendimento multidisciplinar Clube Vida de Saúde. Lançados no começo do ano no Rio de Janeiro e em São Paulo, esses locais oferecem cuidado primário, por meio de equipes integradas por médicos de família, enfermeiros e agentes de saúde. Entre os 12 clubes estão distribuídos diferentes programas de prevenção, voltados para cefaleia, alimentação saudável, emagrecimento, cuidado da dor, diabetes, combate ao tabagismo, anticoagulação, asma, correção postural, hipertensão, estomaterapia e planejamento familiar.

Programas de suporte

Outros cinco programas de suporte possuem foco em grupos específicos de pacientes e funcionam além dos clubes. Nas Unidades de Correção Postural (UCP), aqueles que sofrem de problemas na coluna são acompanhados por uma equipe de fisioterapeutas. O modelo também tem grande adesão das empresas-clientes da Amil, que desenvolvem a iniciativa no modelo in company.

Outro programa extensível a corporações é o Mamãe e Criança, que oferece cursos para gestantes e suporte à mãe e ao bebê, inclusive telefônico, desde o nascimento até os 12 anos. Complementam a lista o programa Bem Viver – de cuidado domiciliar a idosos indicados pelo sistema; o programa de adesão ao tratamento (PAT) – em que os pacientes com doenças crônicas recebem a renovação da receita médica em domicílio; e o programa de medicamentos imunobiológicos – que direciona pacientes reumatológicos do Rio de Janeiro a uma unidade específica para terapia infusional.

Tecnologia na saúde

Para fazer a gestão de saúde a partir das informações de todo esse volume de atendimento, será usado um software de inteligência médica. Com esses dados, a operadora vai realizar estudos sobre doenças mais prevalentes na sua população, estatísticas de reincidência de internações e frequência de uso do plano, entre outros indicadores. “O principal uso da inteligência médica é medir, efetivamente, o retorno das iniciativas para a saúde do próprio paciente. Além disso, a ferramenta pode sinalizar a necessidade de aperfeiçoamento ou implementação de novos programas, gerando importantes indicadores assistenciais”, enfatiza Hans Dohmann, diretor de Gestão de Saúde da operadora.

Ainda no contexto do sistema de gestão, outras ferramentas são de uso dos clientes. Por meio do PAQV (Programa Amil Qualidade de Vida), os beneficiários podem preencher um questionário online sobre seus hábitos de vida, que é utilizado para determinar o fator de risco para enfermidades específicas. Os clientes de um determinado conjunto de empresas de São Paulo também contam com o Ligue Saúde – linha direta com enfermeiras que orientam sobre bem-estar e qualidade de vida.

Cuidado integrado

A história da operadora com programas de prevenção de saúde começou ainda na década de 1990, com um grupo de acompanhamento a doentes crônicos. O investimento mais recente na área foi a criação de uma diretoria voltada para Gestão de Saúde, em 2015. “Todo esse movimento revela o quanto a empresa está empenhada em propor um novo modelo de atenção. Queremos ser referência quando as pessoas pensam em prevenção e cuidado primário na saúde suplementar. Assim, estaremos contribuindo para uma mudança de paradigma no setor: evitar a doença e acompanhar aqueles que já possuem enfermidades, principalmente crônicas, por meio do cuidado integrado”, explica Dohmann.

 

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