1. Veja como o cliente reage
Não existe nenhuma destas dicas de vendas que não seja importante, mas se você desconsiderar esta e não prestar atenção na reação do seu cliente, não conseguirá vender nada a ele.
Cada pessoa esboça uma reação natural quando está comprando algo. Por exemplo, algumas não gostam daquele vendedor “chiclete” e preferem ver o produto com mais privacidade. Desta forma, ao notar que ela está incomodada com sua presença, diga que pode ficar à vontade e qualquer coisa pode te chamar. Deixe seu nome ou cartão e fique a observando somente de longe.
Quando você não presta atenção neste tipo de reação, você simplesmente espanta o cliente.
2. Jamais interrompa o seu cliente
Nada pior do que o cliente estar explicando o que quer e você querer dar um de vendedor que sabe tudo, interrompê-lo e dizer que tem o produto ideal. Mesmo que realmente esteja certo,ninguém gosta de ser interrompido, ou seja, você perdeu um cliente.
Bons vendedores sabem escutar e o bom ouvinte sempre sai na frente.
3. Conheça o produto ou serviço que vende
Já passou por uma situação de perguntar algo sobre um produto ou serviço que queria comprar e o vendedor não saber te responder sobre aquilo ou, pior ainda, começar a enrolar e criar um situação ainda mais desagradável? Pois é, com certeza você não comprou com aquele vendedor, não é mesmo?
Se a função do vendedor é passar confiança, ele deve saber sobre os produtos e serviços que vende. Lógico que é normal que não saiba sobre alguma coisa que é menos vendida, mas para isso existe sempre a postura profissional de pedir ao cliente um momento e perguntar a quem saiba, sem demonstrar insegurança.
Aproveite sempre as horas vagas ou de pouco movimento na empresa para estudar melhor o seu produto ao invés de ficar batendo papo no Facebook.