O mercado de seguro cibernético vai
triplicar em tamanho para 7,5 bilhões de dólares em prêmios anuais
até 2020, mas isso poderá atrair competição de empresas como o
Google se o setor não agir rapidamente para desenvolver novos
produtos, afirmou a consultora PwC em estudo.
Seguradoras e resseguradoras estão
cobrando preços altos por cobertura cibernética, colocando um teto
sobre as potenciais perdas, o que tem dissuadido companhias de
comprarem apólices que envolvam riscos digitais, disse a consultora
PwC em relatório. Além disso, algumas seguradoras estão se mantendo
fora do mercado, atentas aos riscos envolvidos.
"Se o setor demorar muito, há o
risco de que uma empresa concorrente possa entrar e controlar o
mercado com cortes agressivos de preços ou oferecendo termos muito
mais favoráveis", disse a PwC.
Pessoas entre seus 20 e 30 anos
estão mais propensas a confiarem em marcas como Google e Apple do
que seguradoras convencionais, disse Paul Delbridge, sócio para a
área de seguros da PwC, à Reuters.
"Eu posso ver o Google sendo muito
criativo", disse Delbridge. As companhias de tecnologia também
podem estar melhor equipadas do que as seguradoras para precificar
o risco cibernético, acrescentou.
Um relatório da semana passada
divulgado pela seguradora alemã Allianz afirmou que o mercado de
seguro cibernético pode crescer para 20 bilhões de dólares até
2025.
"Existe uma tendência geral em
direção a regimes com regras mais duras de proteção de dados,
apoiada pela ameaça de multas significativas no evento de uma
invasão (de dados)", disse Nigel Pearson, responsável pela área de
seguros com cláusulas que cobrem riscos digitais na Allianz Global
Corporate & Specialty.