A Tokio
Marine continua a se destacar com resultados
positivos no mercado segurador nacional. Nos seis
primeiros meses de 2015, a empresa registrou crescimento de 22% no
prêmio emitido sobre o mesmo período do ano passado, com uma
receita líquida de R$ 1,89 bilhão. O Índice Combinado foi de 99,5%
e o Lucro Líquido de R$ 74,3 milhões, 13,5% maior do que o primeiro
semestre de 2014.
“Os números comprovam que estamos
no rumo certo para alcançar as metas do Plano Avançar, que
prevê um crescimento médio de 15% ao ano até 2017”, diz o
presidente da companhia, José Adalberto Ferrara. No geral, o
desempenho no primeiro semestre deste ano foi 22% maior, enquanto o
crescimento do mercado foi de 5%, sem VGBL (Vida Gerador de
Benefício Livre).
A seguradora registrou ainda
redução de 0,9 ponto percentual nas despesas de comercialização, se
comparado com os seis primeiros meses de 2014. O percentual do
primeiro semestre de 2015 foi de 18,7% contra 19,6% do mesmo
período do ano anterior. Em 30 de junho de 2015, o Patrimônio
Líquido foi da ordem de R$ 1.024,4 milhões, contra R$ 914,9 milhões
de dezembro do ano anterior.
Há três anos consecutivos, a
carteira de automóvel da Tokio Marine tem obtido o maior
crescimento do mercado brasileiro, e o bom desempenho se manteve no
primeiro semestre de 2015. Nesse período, o resultado foi 26,8%
superior ao do ano passado, enquanto o mercado cresceu 5,5%.
Atualmente, a empresa ocupa a sétima posição no ranking nacional
desse segmento.
Já na carteira de Ramos
Diversos Massificados, o destaque foi o
produto Condomínio, que teve um crescimento de 42,5% em relação ao
mesmo período de 2014. O dado coloca a companhia como a quinta
maior do mercado na modalidade. “O resultado é reflexo dos
investimentos contínuos e do cuidado com a qualidade do atendimento
aos Corretores e Segurados, além do compromisso em oferecer
produtos, serviços e processos inovadores”, explica o
presidente.
Outro resultado importante da
diretoria de Produtos Massificados foi o do segmento de pessoas,
que cresceu 15,8% no semestre, enquanto o mercado subiu 9,6%. A
meta da companhia é ser uma das cinco maiores empresas
independentes de Vida em Grupo e figurar entre as dez maiores
seguradoras de pessoas do País até 2018, de acordo com as
diretrizes do Plano Avançar.
A Tokio Marine também registrou um
bom desempenho no segmento Afinidades. O produto Garantia
Estendida, por exemplo, teve um desempenho 200,3% superior em
relação ao primeiro semestre do ano passado.
A diretoria
de Produtos Pessoa Jurídica cresceu 37%
no primeiro semestre de 2015, enquanto a média do mercado foi de
1,6%. O prêmio emitido líquido no período foi de R$ 485 milhões.
Com esses números, o market share da seguradora passou de 3,9% para
5,3%.
“Entre as carteiras, o destaque
absoluto é a de Garantia, que cresceu 547% nesse período. Com esse
resultado, a Companhia passou do 14º para o 10º lugar no ranking
nacional. Outros excelentes desempenhos foram registrados nas
carteiras de Riscos Nomeados (110,8%), RC Geral (108,9%),
Aeronáutico (102,7%) e Riscos de Petróleo (97,9%)”, afirma
Ferrara.
O Produto
Empresarial teve um desempenho 40,7% superior ao do
primeiro semestre do ano passado. No consolidado de Transportes, o
desempenho da seguradora foi 11% maior nos seis primeiros meses de
2015, com destaque para o crescimento de 82,3% no segmento
Internacional.
Segundo o executivo, a companhia
também está focada em desenvolver mais produtos específicos e
customizados voltados a determinados nichos, como o segmento de
pequenas e médias empresas. A estratégia consiste em crescer
organicamente, sustentada pelos pilares de qualidade e compromisso
do time de colaboradores, qualidade dos produtos e, especialmente,
qualidade na entrega dos serviços.