Os acidentes de trânsito são responsáveis por mais de três mil vidas perdidas por dia em estradas e ruas e a nona maior causa de mortes no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se nada for feito, mais de 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões em 2030. Neste período, entre 20 e 50 milhões de pessoas sobreviverão, contudo, aos acidentes de trânsito, mas com sequelas muitas vezes incapacitantes.
Diante destes números, o SindsegSP, o Sincor-SP e a ONG Terapeutas do Trânsito realizarão blitzes nos semáforos das principais avenidas de dez municípios do Estado de São Paulo. As primeiras cidades a receber a ação foram Santo André e São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Para chamar a atenção dos cidadãos sobre a gravidade do problema, os Sindicatos e a ONG com o apoio de dez seguradoras levarão para os semáforos uma trupe de Terapeutas do Trânsito com o intuito de disseminar sobre a importância de dirigir com cuidado, observar as regras de trânsito e sempre considerar os motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas.
Todos os impactados pela ação receberão um kit com dicas e dados de acidentes de trânsito e adesivo para divulgar a campanha. Os cidadãos também serão convidados a divulgarem o movimento nas redes sociais por meio das hashtags #TransitandoSeguro e #escolhaviver. Confira as fotos da ação da última segunda-feira (24/08), na Av. Dom Pedro II, em Santo André.