Antes de marcar reuniões
– Certifique-se que a reunião é imprescindível.
(Avalie se o assunto não pode ser resolvido por telefone, teleconferência ou e-mail).
– Reserve, antecipadamente, a data, o horário e o local.
– Comunique previamente o assunto e qual contribuição espera de cada participante.
– Ao necessitar ser substituído, indique alguém que viabilize as decisões.
– Estabeleça, para uma reunião, no máximo, sete pessoas, e se for necessários mais participantes, recomendamos:
- estabelecer horários para cada tema;
- evitar reter profissionais por mais tempo que o necessário;
– Caso necessite discutir mais assuntos, dispensar aqueles que não estão envolvidos.
– Evite convocar mais de um representante por área.
Durante as reuniões
– Comece pontualmente.
– Inicie definindo: quem coordena, quem anota e quem controla o tempo.
– Explore o tema e suas possibilidades (formação de imagem).
– Julgue com critérios todas as hipóteses.
– Elabore um plano de ação com base nas hipóteses listadas. O que fazer? Quem? Quando?
– Se a reunião for concluída sem ações, reflita sobre a necessidade para agendar as próximas reuniões.
– Avalie a reunião rapidamente e termine dentro do horário combinado.
Após as reuniões
– A ata deve ser corrigida e divulgada em, no máximo 48 horas.
– As pendências devem ser controladas, com datas e responsáveis.
– As ações determinadas dever ser implantadas nas datas combinadas.