Queda nos 2 primeiros meses do ano
foi de 22,5%. Índia e Alemanha deixaram o Brasil para trás no
ranking.
Carros novos da montadora alemã
Volkswagen são vistos na fábrica da montadora em Taubaté, em São
Paulo. Cerca de 4,2 mil funcionários da unidade entraram em férias
coletivas.
Depois de encerrar 2014 como 4º
maior mercado de automóveis do mundo, o Brasil perdeu 2 posições no
acumulado em janeiro e fevereiro de 2015.
De acordo com a consultoria Jato
Consult, que pesquisa 30 países, as vendas de carros e comerciais
leves no Brasil enconlheram 22,5% nos 2 primeiros meses do ano.
Com o resultado ruim, a Índia
passou para a 4ª posição com alta de 4%, e a Alemanha ficou com o
5º lugar, registrando avanço de 4,7%.
Entre os 10 maiores mercados,
apenas o Japão também apresentou queda no período, de 16,9%. Mesmo
assim, o país asiático segue em 3º lugar, atrás de Estados Unidos e
da China, que lidera com ampla folga.
Atrás do Brasil estão França,
Itália, Grã-Bretanha e Coreia do Sul. Os números incluem comerciais
leves e carros de passeio, com exceção da China, que soma apenas
carros.
Marcas O Grupo Volkswagen, que
reúne marcas como Audi, Porsche e Scania, começou o ano à frente da
Toyota, com 1,38 milhão de unidades vendidas, ante 1,23 da rival
japonesa. General Motors (GM) aparece em 3º, seguida por Hyundai,
Ford, Nissan e Honda.