A profissão de vendedor vem se
aprimorando a cada ano. Aquela antiga percepção de que para ser
vendedor bastava ser “bom de papo” não existe mais. Aqueles velhos
clichês e fórmulas batidas de vendas não funcionam mais, é
necessário obter técnica e conhecimento.
Atualmente o processo de vendas é
estudado e o profissional da área trabalha muito com planejamento
estratégico. O investimento é destinar o tempo em aprender sobre o
mercado no qual se atua, utilizando de táticas para alcançar
melhores resultados.
Por isso, trouxe uma das
metodologias mais modernas, baseada no MNCA (Modelo de Negociação
por Cognição Acompanhada), um estudo que analisa e divide o
processo de compra do cliente em três partes, possibilitando ao
vendedor maior poder de negociação e condução de todo o
procedimento de vendas, até a tomada de decisão do comprador.
As três fases do estudo do processo
de compra e tomada de decisão são:
1. Ativar a necessidade e buscar
soluções: após esse primeiro estágio, a venda se concretiza a
partir da certeza de que a solução será alcançada com a compra de
um produto ou serviço.
2. Reconhecer que tem um problema e
que ele precisa ser resolvido: E passado o segundo estágio, no qual
nos convencemos de que aquela compra resolverá nossos problemas,
nos preocupamos com a análise de risco e preço, pensamos na
possibilidade de ter um produto ou uma oferta melhor.
3. Saber tudo sobre o
produto/serviço e estar pronto para adotá-lo como solução: Somente
transpassando esses três passos, é que o processo de venda é
finalizado e o vendedor profissional deve ser capaz de enxergar
todo este procedimento.