O aumento da renda do brasileiro
tem apresentado reflexos no campo imobiliário e de seguros. Segundo
levantamento divulgado recentemente pelo Pnad (Pesquisa Nacional de
Amostra por Domicílios), entre 2012 e 2013, houve aumento de quase
6% no número de compra de domicílios, o que representa, em número
absoluto, 181 mil unidades.
Em dados gerais, estamos falando de
cerca de 60 milhões de residências no País, das quais 10 milhões
possuem proteção securitária. Somente o Estado de São Paulo
registrou alta de 20% na contratação do seguro residencial,
passando de 456 mil imóveis segurados, em 2013, para 550 mil neste
ano.
Os indicativos, naturalmente,
mostram que a venda do produto pelo corretor de seguros tem se
tornado mais intensa. Para as seguradoras, o profissional possui
papel fundamental na consultoria ao cliente, fazendo com que o
segurado perceba que a garantia do local onde ele reside é
primordial. “A quantidade de corretores que cotam o produto tem
aumentado bastante nos últimos anos. O que mostra que o conceito de
valor do cliente não é exclusivamente do produto, mas começa a se
disseminar na rede de distribuição. É importante atender o segurado
sempre da maneira mais completa possível. Entendendo o perfil e o
momento do consumidor, o corretor poderá auxiliá-lo com ofertas
adequadas”, comenta o diretor de Auto e Massificados da SulAmérica,
Eduardo Dal Ri.
Além disso, o corretor tem
investido mais no cross-selling, aproveitando as informações que já
possui sobre seu cliente e apresentando outras necessidades. A
corretora de seguros Cátia Rosana Garroti Guirão trabalha na região
da Zona Sul de São Paulo e conta que sua empresa faz a venda
evidenciando o seguro residencial. “Todo contato que a corretora
tiver com o segurado é motivo para oferecer a proteção residencial.
Quando chega o fim de ano, com as festas e férias, o apelo é maior
pela procura do produto, pois é uma época em que as propriedades
ficam vazias e sujeitas a roubo”, diz Cátia.
Já a Porto Seguro oferece
iniciativas para o profissional se atualizar e aprofundar na venda
de outros produtos. “Por meio de cursos pela internet, palestras,
eventos, equipes de apoio nas sucursais e regionais, entre outras
iniciativas, levamos o corretor a conhecer melhor outros produtos e
a desenvolver essa habilidade de ir além do pedido inicial do
cliente”, aponta Jarbas Medeiros, gerente de Ramos Elementares da
seguradora.
Questão de
cultura
Apesar de a moradia ser considerada
o bem mais importante para as pessoas, o automóvel continua sendo o
produto protegido com frequência. O diretor de Automóveis e
Massificados do Grupo BB-Mapfre, Jabis Alexandre, explica que essa
associação do segurado está ligada ao risco. “O cliente eleva o
risco que o automóvel pode sofrer como furto, roubos, colisões e os
prejuízos que podem ser causados pelos granizos e chuvas de verão,
mas a verdade é que, em muitas vezes, as perdas provocadas por um
incêndio residencial ou mesmo em um condomínio podem ser
catastróficas e isso precisa ser alertado”, explica.
Para o corretor de seguros Paulo
Dionísio, da cidade de Arujá, a importância do seguro é questão de
tarefa mútua. “Nós, corretores e seguradores, temos que nos
empenhar muito para que possamos mudar esse comportamento e para
isso acontecer, devemos promover palestras e eventos sobre seguros
junto às escolas, pois acredito que ensinando nossas crianças sobre
a cultura do seguro, futuramente, elas saberão quais os seguros
mais importantes para contratarem”, opina.
E um dos principais atrativos do
seguro residencial tem sido a assistência oferecida. “Hoje o maior
atrativo e apelo de vendas está no serviço de assistência 24 horas.
Além de oferecer reparos hidráulicos, elétricos e chaveiro,
disponibiliza também caça vazamentos, dedetização, pet residência
entre outros. Isso ajuda a chamar a atenção do cliente, pois com as
coberturas do seguro também podemos oferecer serviços de grande
utilidade para emergências”, esclarece Marcelo Ferdozzi, corretor
de seguros que atua na cidade de Campinas.
Essa também tem sido a estratégia
aplicada pelo corretor de seguros Kico Sgrist. “Procuramos sempre
enaltecer as vantagens que as assistências 24 horas fornecem ao
segurado, principalmente, na linha branca”, diz.
As companhias afirmam que o
corretor de seguros é indispensável em todas as etapas que envolvem
a relação entre cliente e seguro. “Na contratação, é o corretor que
vai orientá-lo quanto às coberturas e serviços. No momento do
sinistro, mais uma vez, será o corretor a transmitir tranquilidade
para o segurado, orientando-o em tudo o que precisar fazer para
solucionar a situação. E, na hora de renovar a apólice, outra vez
será o corretor o profissional responsável por avaliar a
experiência do cliente durante a vigência do seguro e a sugerir
novas coberturas e produtos”, finaliza Jarbas Medeiros.