Seguradoras de veículos têm inovado
nas estratégias para atrair jovens consumidores. Alvos das maiores
cobranças médias por esse tipo de serviço, os jovens têm se
deparado com novas propostas e passaram a conseguir descontos sobre
o valor da apólice.
Cursos de direção, desconto em
estacionamentos de shopping e até motorista particular à disposição
são algumas das tentativas das seguradoras para satisfazer clientes
de até 24 anos. Na estimativa das próprias empresas, os
consumidores mais novos podem chegar a pagar até 100% a mais pelo
mesmo seguro de uma pessoa mais velha. Mas a situação começou a
mudar em 2014.
Uma das iniciativas é da seguradora
Porto Seguro, que lançou um programa específico para esse
público-alvo. A empresa oferece até 30% de desconto no preço da
apólice para o jovem que se dispor a ter monitoramento de
velocidade do seu veículo e de tempo rodado durante a madrugada,
além de participar de cursos teóricos e práticos de direção.
A proposta leva os segurados ao
autódromo de Interlagos, na zona sul, para aprender na prática a
enfrentar situações de risco no trânsito e a escapar deles sem
problemas. São ensinadas técnicas de frenagem e direção evasiva e o
desempenho é avaliado por especialistas.
Proprietário do centro de pilotagem
e ministrador do curso, Roberto Manzini defende a eficácia do
treinamento. “O jovem pensa que é onipotente ao volante. Aqui, com
a experiência na prática, ele vê que não é bem assim e conseguimos
notar em pouco tempo uma diferença de comportamento.”
O militar Arthur Sinelli, de 19
anos, participou do curso e elogiou a iniciativa. “Foi bom para
treinar a situação de perigo. Na vida real só temos uma chance.
Teria feito o curso, mesmo se não oferecesse o desconto”, disse
após a aula em Interlagos.
A análise do perfil do segurado e a
cobrança de valores diferentes para cada faixa etária é prática
aplicada pelas seguradoras brasileiras há pelo menos 20 anos. Isso
é explicado pela incidência de sinistros nesses tipos de
consumidores.
“O que muita gente não sabe é que o
jovem não só bate mais, mas ele tem mais carro roubado, se envolve
mais em acidente envolvendo terceiros. Não é porque o ladrão
escolhe faixa etária para roubar um carro, mas é porque o jovem se
expõe mais ao risco”, explicou o diretor de automóvel e
massificados da seguradora Sulamérica, Eduardo Dal Ri.
Mudança na análise
A análise estatística por vezes é
injusta com quem é bom motorista e tem pouca ou nenhuma incidência
de sinistro. Foi pensando nisso que as seguradoras passaram a
interpretar melhor o perfil do segurado.
“O que acontece de fato é que
existem sim jovens bons, que dirigem cautelosamente. A simples
observação das estatísticas causaria uma grande injustiça. É isso
que está em transformação no mercado. Nós estamos coletando uma
série de informações a respeito desses jovens”, disse o diretor de
seguros de automóveis da HDI, Fábio Leme.
A partir da análise de cada caso,
as seguradoras têm conseguido oferecer descontos e adequar os
preços ao longo do tempo de contrato a jovens que pouco se envolvem
em acidentes e se expõem menos a situações de risco de furto ou
roubo.
“Isso funciona como fator
educativo. Sendo bom motorista ao longo do tempo, na sua renovação
ele vai tendo bonificações e descontos adicionais que o vão
premiando por trazer menos sinistros para as seguradoras”, disse
Fábio Leme.
De acordo com o diretor de Auto da
Porto Seguro, Marcelo Sebastião, os primeiros resultados sobre as
iniciativas com os jovens poderão ser mensurados ainda neste ano.
Preliminarmente, Sebastião exaltou o interesse do público em
participar do programa. “Os segurados aprovam o formato do produto,
pois sabem que precisam conquistar os benefícios oferecidos,
sobretudo, os descontos.”
Sebastião destacou também a
expectativa de um trânsito mais seguro a partir de um melhor
relacionamento com esse tipo de cliente. “A nossa principal
expectativa é ver a evolução no comportamento dos jovens
motoristas, para que priorizem sempre a segurança.”
Outros benefícios oferecidos pelas
seguradoras, apesar de serem ofertados para todos os clientes, têm
sido utilizado prioritariamente pelo público jovem. É o caso de
descontos em estacionamento de redes de shopping e o serviço de
motorista particular, chamado de “motorista amigo”, da seguradora
Sulamérica.