O Brasil foi o motor do negócio
segurador na região da América Latina. É o que aponta o estudo
“Evolução do mercado segurador latino americano 2003-2013”,
elaborado pela Fundación Mapfre, mostrando que no País o segmento
é, desde 2004, o de maior volume de prêmios da região, e seus
lucros, por prêmios, se multiplicaram seis vezes mais na última
década, superando os US$ 10 milhões em 2003, para US$ 67,3.
O documento, que analisou os dados
estatísticos agregados de 18 mercados seguradores da região no
período e os fatores que influenciaram sua evolução, mostra ainda
que o seguro de vida foi o principal impulsionador do setor no
Brasil durantes estes anos, cujo crescimento real sempre foi
superior ao da economia. Inclusive, quando em 2009 o País sofria as
consequências da crise financeira internacional, este ramo
registrou alta de 18,8%.
Na evolução do seguro brasileiro,
nos últimos dez anos, o VGBL teve influência significativa, já que
foi o principal impulsionador do crescimento do setor segurador de
um modo geral e do ramo de Vida devido a alguns incentivos fiscais
que atraem recursos procedentes de fundos de investimento e de
pensão. Em 2013, este tipo de seguro alcançou a cifra de R$ 62, 2
milhões (US$ 28,8 milhões), apresentando aumento nos lucros de
4,5%, em moeda local. O desenvolvimento fez com que o produto
passasse a acumular share de 23% em 2003 para 43% em 2013.
Outro item que deve ser considerado
ao analisar a evolução do Seguro de Vida no Brasil, segundo o
levantamento, é o papel da oferta combinada de produtos bancários e
seguros na sua distribuição.