Objetivo é melhorar a atenção e aprimorar a formação de novos cirurgiões
Com um investimento de R$ 4 milhões, o Hospital Universitário da USP (HU) monta Centro Cirúrgico Inteligente para melhorar a atenção e aprimorar a formação de novos cirurgiões. O montante foi doado a partir de um projeto coordenado pelo doutor Miguel Srougi, do Departamento de Cirurgia da FMUSP.
Com as tecnologias instaladas será possível realizar procedimentos minimamente invasivos, integrando a assistência à saúde com o ensino. De acordo com o cirurgião e diretor do Departamento Médico do HU, José Pinhata, o empreendimento também permitirá pesquisas na área de videocirurgia.
Para o doutor Srougi, essa modernização tecnológica em um hospital universitário tem um significado maior, já que remete ao setor acadêmico e universitário o papel perdido nos últimos anos, o de “agente propulsor das inovações na área de assistência médica em saúde pública”.
Equipado com sistema de transmissão de imagem para locais remotos, o que permite o ensino da cirurgia à distância, equipamentos para cirurgias minimamente invasivas (laparoscopia, endoscopia), o novo Centro Cirúrgico será utilizado pela equipe de cirurgiões para a realização de procedimentos videoassistidos em todas as áreas e especialidades da medicina, segundo comunicado ao mercado.
Atualmente, o HU realiza em média 500 cirurgias mensais e etima-se que, com o novo centro cirúrgico, será possível ampliar mensalmente em cerca de duzentas cirurgias de média e alta complexidade.