A
prática das Vendas Cruzadas é muito utilizada no Mercado de Seguro
e consiste em oferecer novos produtos dentro da mesma carteira de
clientes. Por exemplo, o corretor tem um cliente de seguro de
automóveis e passa a oferecer a ele o seguro de residência. Marcos
Abarca, Primeiro Secretário do Sincor-SP, explica como usar melhor
esta modalidade de venda.
“O
corretor usa a base de dados da carteira dele para prospectar
clientes em outros ramos a partir do perfil pessoal do consumidor.
No processo de venda cruzada são utilizadas essas informações dos
clientes para começar a fazer um trabalho de divulgação de outros
seguros, e assim fazer ofertas de produtos que eles não possuem.
Por exemplo, seguro de vida, seguro saúde e residência. O corretor
tem vários produtos em seu portfólio e aquece as vendas dentro da
própria carteira”.
Na
visão dele, esse processo é mais vantajoso porque para conquistar
um cliente novo o investimento é muito maior do que já trabalhar um
da própria carteira.
“Trabalhar clientes da própria carteira
oferecendo outros seguros tem um impacto de custos muito menor
quando comparamos com a conquista por novos clientes. Isso acontece
porque existe a necessidade de desenvolver com o novo segurado a
chamada relação de confiança e isso leva tempo. Dentro da nossa
carteira existem oportunidades de crescimento tanto na receita de
prêmios, quanto no volume de negócios, sem investir pesadamente em
prospecção de novos clientes no mercado. Nossos segurados já nos
conhecem e confiam em nosso trabalho. A venda de um novo produto se
desenvolve de forma mais rápida e até por meio eletrônico, muitas
vezes sem necessidade do encontro presencial”.
Segundo ele, um bom sistema de gestão e a análise
adequada das necessidades do consumidor vão apontar quais produtos
devem ser oferecidos e quais serão mais vantajosos de acordo com o
perfil de cada cliente.
“É
fundamental fazer a leitura adequada para levar uma proposta de
valor ao segurado. O corretor precisa adquirir o hábito de oferecer
e a habilidade de planejar, se programando para aquilo que ele
deseja atingir. Além de conhecer bem o produto que ele vai
oferecer, deve ser persistente para convencer o cliente de que
aquele produto é necessário para ele”.
Desta
forma acredita ele, muitas corretoras que tem um número de clientes
menor do que outras levam vantagem em performance, face a maior
quantidade de produtos para um mesmo segurado.
“O
trabalho é focado no universo que o corretor já conhece. O
resultado de cada negócio é mais interessante financeiramente para
a corretora porque o cliente já tem confiança em você. Os seguros
mais ofertados nas vendas cruzadas com seguro auto são o
residencial, seguros de vida, de saúde e até mesmo seguros
empresariais. As dicas para ingressar nesta pratica é ter um bom
sistema de gestão na corretora, ter o hábito de utilizá-lo como
ferramenta de BI (Business Intelligence) e a capacidade de fazer um
planejamento adequado para investir em vendas cruzadas”.