Segmento registrou a maior expansão entre as
modalidades de seguro, segundo dados da FenaPrevi
Não
só os gastos de brasileiros em viagens ao exterior tem aumentado,
como mostraram dados do Banco Central de julho, como também tem
crescido o número de interessados em seguro viagem. Tal modalidade
foi a que mais avançou no primeiro semestre: os prêmios somaram R$
62,8 milhões nos seis primeiros meses do ano, uma expansão de 42,9%
em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da
Federação Nacional de Previdência Privada e Vida
(FenaPrevi).
Tal
seguro pode cobrir desde despesas médicas na viagem até a perda da
mala. Segundo o presidente da Federação, Osvaldo Nascimento, o
crescimento dos deslocamentos domésticos e internacionais
impulsionou as vendas. Em julho, os brasileiros que viajaram ao
exterior gastaram US$ 2,415 bilhões em outros países, um valor
recorde. “Os consumidores estão mais conscientes de que precisam de
proteção em suas viagens e ampliaram a contratação do produto”, diz
Nascimento.
Somando todas as modalidades, o mercado de
seguros de pessoas pagou aos segurados no primeiro semestre de 2014
cerca de R$ 3,5 bilhões em indenizações, um crescimento de 18,87%
em relação ao mesmo período do ano anterior. No primeiro semestre
de 2013, o volume de indenizações foi R$ 3 bilhões.
Além
do seguro viagem, um seguro que teve forte expansão foi o
educacional. A modalidade movimentou R$ 18,4 milhões em prêmios
(valor pago pelos consumidores para contratar as coberturas de
risco), 27,9% a mais em relação ao primeiro semestre do ano
anterior. Tal seguro educacional prevê o pagamento de mensalidade
da escola no caso de morte, invalidez ou desemprego da pessoa
responsável pelo estudante.
O
auxilio funeral, que prevê coberturas de despesas com o
sepultamento, também teve bom desempenho, somando R$ 154,9 milhões
em prêmios, volume 22,22% maior que o registrado no primeiro
semestre de 2013.
Já o
seguro prestamista (que garante o pagamento de prestações no caso
de perda de emprego, morte ou invalidez do segurado) movimentou R$
3,8 bilhões em prêmios no período, apresentando expansão de 8,34%
em relação aos primeiros seis meses de 2013 (R$ 3,5 bilhões). O
seguro de acidentes pessoais, por sua vez, contabilizou R$ 2,5
bilhões em prêmios, alta de 7,82% em relação aos R$ 2,4 bilhões
alcançados no primeiro semestre de 2013.
O
seguro de vida, produto com maior volume de prêmios do segmento de
pessoas registrou um recuo de 6%, fechando o período com R$ 5,2
bilhões frente aos R$ 5,5 bilhões registrados no primeiro semestre
de 2013.
O
segmento de seguros de pessoas (que inclui produtos como seguros de
vida e acidentes pessoais, entre outras modalidades) movimentou R$
13,1 bilhões em prêmios . O volume é 2,85% maior que o verificado
no primeiro semestre de 2013.