Vender, vender e vender essa não deve ser mais a
ideologia do Corretor de Seguros. É claro que não podemos ignorar
que há Seguros mais simples e rentáveis, mas com certeza o
profissional tem muitos outros caminhos a serem percorridos e é
capaz de aumentar seus ganhos mensais sendo um
empreendedor.
Rogério Gebin, Diretor Comercial da Zurich Minas
Gerais Centro-Oeste, diz que um Corretor de Seguros precisa sair da
mesmice de vender somente um ramo de seguros e vislumbrar outros
caminhos. “Aquele que vende somente um produto, geralmente o de
auto, explora muito pouco o cliente. Um empresário pode ter
vários tipos de negócios e o Corretor pode oferecer outros ramos.
Por exemplo, se um cliente é um advogado, geralmente só vende o
auto, mas não vende os outros produtos como o de Responsabilidade
Civil.”
E
pensar o cliente não somente como uma possível venda, mas como um
negócio que pode crescer, é o grande segredo de um Corretor
empreendedor. “Pensando no cliente como um todo ele o fideliza e
aumenta a receita de sua corretora. Dessa forma também deixa de
participar da briga por preços. Quando o Corretor é um empreendedor
consultor, o cliente passa a ter confiança nele, porque não tem
somente um Seguro em suas mãos, mas o de sua residência, da
empresa, da família. Então o Corretor é visto como um consultor do
cliente.”
Porém, é claro que há Corretor de Seguros que não
queira se especializar ou sair do ramo de automóveis. “Caso não
queira se especializar ele pode fazer parceria com outras
corretoras”.
Apesar dessa possibilidade, Gebin alerta que é
perigoso para a saúde da vida profissional e financeira do Corretor
permanecer apenas em um ramo. “Está correndo risco de perder
receita futura, porque cada vez mais a briga de Seguro automóvel
está na questão de preço, no desconto da comissão, e isso diminui a
receita no dia a dia.”
Ele
finaliza enfatizando que para aumentar sua receita é preciso saber
explorar seu próprio negócio. “O primeiro passo é ver para quem ele
pode oferecer determinado produto. Precisa entender sua carteira,
quais clientes se encaixam em produtos diferenciados. Assim,
perceberá que pode, por exemplo, oferecer um RC profissional para
um advogado, contador.”