A
Pixeon acaba de anunciar a compra da catarinense Lablink, empresa
que faz o “interfaceamento” de equipamentos diagnósticos, isto é, a
comunicação da tecnologia presente em equipamentos da área de
análises clínicas com o sistema de gestão de Laboratory Information
System, o LIS. O valor da aquisição não foi revelado pela
empresa.
“Ainda não tínhamos uma solução
completa para oferecer aos nossos clientes”, disse o CEO da Pixeon,
Roberto Cruz, em entrevista ao Saúde Business 365. Com a nova
aquisição, a empresa dá mais um passo na ampliação da oferta de
soluções de TI, que hoje envolve RIS, PACS, LIS e até um portal de
agendamentos de exames. “Queremos ser uma empresa de tecnologia
para a saúde. Não só de [soluções] de medicina diagnóstica”, afirma
Cruz.
Como funciona
O sistema da Lablink realiza a
comunicação entre o equipamento do laboratório com o sistema de
gestão. Depois que o paciente é cadastrado no LIS, é gerado um
arquivo que será importado para o sistema de interfaceamento, ou
seja, o sistema da Lablink. É por meio dessa comunicação que o
equipamento reconhece o paciente pelo código de barras das
amostras.
O Lablink é parametrizável, ou
seja, permite inserir diferentes dados com critérios estabelecidos
e fazer cruzamentos de acordo com as características de cada exame.
Com a automatização deste processo é possível identificar erros de
processamento no exame.
Cruz garante que com as soluções
integradas, o fluxo passa a não ter “intervenção humana no
diagnóstico”, o que o torna mais seguro e ágil.
Próximos passos
A Lablink tem mais de 200 clientes,
mil equipamentos “interfaceados” e cerca de 20 funcionários. De
acordo com a Pixeon, a empresa adquirida tem apresentado um
crescimento médio anual de 15%. Com a aquisição, ela ficará sob
controle da Pixeon, mas a Lablink manterá independência comercial,
marca, diretoria e a equipe própria.
Essa é a segunda ação relevante da
empresa após a entrada do fundo
Reverwood em 2013, que fez um aporte de R$ 30 milhões. A
primeira delas foi o lançamento da plataforma de agendamento
ClickVita em abril. A empresa também tem investido em novas
contratações, este ano foi anunciado Robson Miguel, ex Agfa
Healthcare, para a diretoria comercial e Fabiana Bernabe, ex GE,
para a diretora de Marketing