Com
objetivo de verificar o motivo determinante para a contratação do
seguro automotivo, a corretora on-line EscolherSeguro preparou uma
pesquisa inédita com a participação de 1.637 clientes que
realizaram cotações durante o mês de maio. Entre os quesitos
destacados no levantamento, o item custo benefício alcançou a
preferência com 49,5%, seguido pela reputação da seguradora
(22,6%), conjunção dos serviços prestados (15,4%), apólices com
proteções mais adequadas (8,6%) e indicação de amigos e familiares
(3,9%).
De
acordo com Pieter Lekkerkerk, CEO da EscolherSeguro, o resultado
evidencia que a maioria dos consumidores analisam as vertentes que
envolvem a apólice de cada seguradora para definir a contratação
mesmo sem possuírem conhecimento aprofundado do mercado. “Apesar
dos clientes levarem em conta a reputação das seguradoras, esse não
é o fator principal para tomada da decisão. Realmente já
suspeitávamos que o custo benefício fosse mais importante para as
pessoas”, afirma.
Apesar de acreditarem que a escolha do seguro
envolve a opção pelo melhor custo benefício – não significando
necessariamente que a apólice terá o menor preço – 52,7% dos
consumidores afirmam ter conhecimentos básicos sobre o mercado de
seguros. Já 24,5% se intitulam como intermediários e 9,3%
conhecedores profundo do segmento. O dado mais preocupante ficou
constatado pelo fato de 13,5% declararem não ter nenhum
entendimento sobre o assunto. “A população em geral não tem
informações sobre seguro, haja vista que a maioria das escolas no
País não possui aulas de educação financeira. Com essa limitação,
também prevíamos que a maioria saberia apenas o básico”, ressalta
Lekkerkerk.
Além
do fator primordial no que se refere aos valores, a pesquisa
coletou a opinião dos consumidores sobre o serviço mais essencial
prestado pelas seguradoras. Para 26,5% dos participantes o
fundamental é a assistência 24 horas, seguido pelo atendimento após
sinistro (21,2%), inclusão de seguro residencial e vida (3%) e
lista de oficinas credenciadas (2,3%). No entanto, para 47% a união
e a qualidade de todos os serviços são imprescindíveis. “O
atendimento em geral da seguradora faz parte da avaliação de custo
benefício. Faz sentido que o cliente dê prioridade a esse quesito
para a compra”, argumenta o executivo.
O
novo levantamento elaborado pela EscolherSeguro é uma continuidade
do trabalho executado em pesquisas anteriores que mediram a
avaliação dos clientes sobre o trabalho das seguradoras que atuam
no País. Segundo Lekkerkerk, o objetivo é entender melhor o mercado
de seguros brasileiro e analisar de forma mais esclarecedora o que
o cliente anseia.