Grupo
BB E MAPFRE explica quando a apólice oferece vantagem ao
consumidor
A
procura pelo seguro para celular vem aumentando anualmente. Somente
em 2013, a venda de apólices cresceu 75% no Grupo BB E MAPFRE, em
relação ao ano anterior. O seguro para celulares tem por objetivo
repor ou ressarcir o dono do aparelho em caso de roubo e
furto.
Apesar da proteção garantida nesses casos, os
consumidores ainda têm dúvidas sobre quais situações estão inclusas
na apólice e quando a contratação é vantajosa.
O
seguro só ressarce o consumidor em casos de roubo e/ou furto
qualificado, quando ocorre abordagem ameaçadora de bandidos
(coação) e arrombamento de carros ou do local (residências,
empresas etc.), respectivamente. Os casos de furto simples, quando
o aparelho é levado sem que o dono perceba, não são cobertos pela
apólice.
Além
disso, a apólice cobre até 75% do valor que consta na nota fiscal
do celular. Portanto, antes de fechar o negócio, faça a conta. Se
for um custo difícil de repor, a compra do seguro vale a
pena.
Outra
informação importante é que problemas no aparelho, como quebra da
tela ou descargas elétricas, por exemplo, não são cobertos pelo
contrato básico. Para garantir o conserto ou troca do celular,
neste casos, é preciso incluir no contrato as demais coberturas que
são oferecidas, como o dano acidental e elétrico.
O que
fazer quando o celular é roubado?
Se o
seu aparelho for levado, o primeiro passo é entrar em contato com a
operadora de telefonia para comunicar o ocorrido e solicitar o
bloqueio do aparelho. Em seguida, é fundamental a realização de um
Boletim de Ocorrência para a comunicação do crime.
O
acionamento da seguradora deve ser a terceira providência do dono
do aparelho sinistrado. Para acionar a apólice de Roubo e Furto
Qualificado de celular, o cliente deve enviar para a seguradora uma
cópia do RG, CPF e comprovante de residência, uma cópia autenticada
da Nota Fiscal do aparelho e do B.O. e uma declaração do segurado
descrevendo como aconteceu o roubo/furto.
Lembre-se, em caso de abordagem (roubo), jamais
resista e entregue seu aparelho, afinal o dinheiro perdido se
recupera, ainda mais se tiver um seguro.
Dicas
de segurança
Além
do prejuízo material (alguns aparelhos podem custar mais de R$2
mil), existe também o risco da exposição da vida pessoal, por meio
de fotos e outros arquivos armazenados no smartphone. Se engana
quem pensa que só os celulares de última geração correm esse tipo
de risco. De uma forma geral, estão mais sujeitos os aparelhos que
estiverem mais vulneráveis e expostos ao riscos. Diante desse
cenário, seguem algumas dicas de como evitar o roubos e furto de
celulares e também como proteger sua vida digital:
·
Atenção com bolsas e mochilas: um simples descuido em locais
públicos e ladrões habilidosos agem abrindo bolsas e mochilas e
roubando seus pertences. Uma forma de evitar o furto do celular é
sempre guardar o aparelho no interior da mochila, evitando guardar
nos compartimentos e bolsos externos;
·
Procure evitar falar ou digitar no telefone enquanto estiver na
rua. Se realmente precisar fazer ligações em lugares públicos e
abertos, procure usar um fone de ouvido com microfone para evitar a
exposição direta do aparelho;
·
Redobre a atenção ao usar o celular à noite em lugares desertos e
com aglomeração de pessoas. Além de deixar mais vulnerável, ao
falar ao celular, a pessoa tende a ficar mais distraída e o ladrão
pode se aproveitar do momento para roubar o aparelho. Se precisar
falar com alguém na rua, entre em uma lanchonete, loja ou em
qualquer outro estabelecimento comercial. Se a rua estiver muito
movimentada, pare, encoste em uma parede e mantenha a atenção no
movimento de pessoas. O ladrão perceberá que você está “ligado” e
procurará uma vítima mais fácil. Se você estiver dentro do carro
estacionado, feche os vidros, deixe o celular abaixo da linha da
janela e use o viva-voz;
·
Mantenha sempre o cuidado e procure não deixar o telefone sobre a
mesa do restaurante ou no bolso do paletó enquanto for se servir ou
for ao toalete. Por mais que existam outras pessoas conhecidas
junto com você na mesa, os ladrões utilizam técnicas de distração
para criar a oportunidade e furtar os aparelhos. Ao sair da mesa,
sempre leve o telefone com você.
· Não
deixe o celular à mostra no veículo estacionado. Algumas vezes não
precisamos desses equipamentos conosco e deixamos no veiculo, por
exemplo, para praticar esporte, ir à praia etc. Nesses casos,
importante guardar o aparelho em um compartimento que não seja
visível. São muitas as motivações de um ladrão e às vezes deixar a
aparelho a mostra é o estímulo que falta para desencadear a ação do
criminoso;
·
Soluções tecnológicas: Proteja seu aparelho com os chamados
sistemas “antirroubo”. Atualmente, as principais empresas de
segurança digital e operadoras de telefonia fornecem esse tipo de
serviço que possui uma série de funcionalidades importantes para
proteger seu celular e suas informações em caso de perda, furto ou
roubo.