Instituição federal fará parte do bloco de
controle junto com Bradesco Saúde e ZNT Participações, do fundador
da empresa O Banco do Brasil (BB) entrará no mercado de planos
odontológicos já na liderança. A instituição fechou um acordo com a
Ondontoprev para ter, de forma indireta, 10%da companhia que hoje é
líder no número de beneficiários.Embora comparticipação pequena,
fará parte do grupo de controle, junto com Bradesco Saúde e a ZNT
Participações, pertencente a Randal Luiz Zanetti, fundador da
empresa. "A liderança da Odontoprev foi fundamental para a nossa
decisão", diz o vice-presidente de novos negócios do BB, Paulo
Rogério Caffarelli.
Atualmente, a Odontoprev conta com 4,4 milhões de beneficiários. A
essa base serão incorporados, no mínimo, os quase 900 mil
funcionários (ativos e inativos) e dependentes do BB. A segunda
colocada é a Interodonto, com 1,2 milhão.Em julho, o BRASIL
ECONÔMICO antecipou que a instituição estava conversando com três
empresas com atuação nacional para decidir qual seria a
parceira.
Ainda não está definido se o BB fará um desembolso financeiro para
que a BB Seguros tenha essa fatia de 10%. De acordo com Caffarelli,
a estrutura inicial será estudada por 90 dias para posterior
anúncio da efetivação do acordo. Além disso, a participação do BB
poderá aumentar ao longo dos anos.Pelo desenho apresentado ontem,
BB Seguros, Bradesco Saúde e ZNT formarão a holding que terá 54,3%
da Odontoprev (hoje, Bradesco Saúde e ZNT possuem 51,04% da
empresa).
Além disso, será formada uma empresa, a princípio chamada de BB
Dental, que terá exclusividade na venda dos planos odontológicos na
rede da instituição federal. Essa nova empresa terá participação de
75% da BB Seguros e 25% da Odontoprev.
Para contemplar a fatia do BB, a Odontoprev fará uma emissão de
ações de 7,5% de seu capital. Dessa forma, a participação dos
atuais acionistas será reduzida na mesma proporção. Os demais 2,5%
serão acordados entre os participantes da holding.
O BB vem afirmando desde o ano passado que o banco deveria ser
majoritário nas empresas da área de seguros e trabalhar apenas com
parceiros que não fossem concorrentes na venda de produtos. Ao
justificar a parceria com a Ondontoprev, e indiretamente com o
Bradesco, Caffarelli afirmou que não haverá concorrência, uma vez
que o produto e preço praticados serão iguais em todos os canais e
que aBBSeguros se beneficiará das vendas da Odontoprev e da rede de
atendimento do Bradesco."OBB e Bradesco já têm uma história
interessante de parcerias que começou na Cielo", diz.
Recentemente, os dois bancos se uniram em uma série de parcerias,
como a criação da bandeira Elo, o compartilhamento de caixas
eletrônicos e a entrada no continente africano junto com o BES
África. "Somos concorrentes, mas tudo que gere eficiência
operacional é válido que seja feito", defende o executivo do
BB.
Internacionalização
Os controladores da Odontoprev acreditam que a empresa tem
condições de competir no exterior. "A Odontoprev vai ser referência
não só na América Latina, mas mundial no mundo do seguro
odontológico", diz o presidente da Bradesco seguros e previdência,
Marco Antônio Rossi.
Zanetti, presidente da Odontoprev, afirmou que a empresa possui
escala para concorrer globalmente e que já está prospectando
negócios fora do Brasil. E citou a possibilidade de vender seguros
odontológicos na rede do Ibi no México, comprada pelo Bradesco no
ano passado, ou no argentino Banco da Patagônia, agora controlado
pelo BB.
Acordo prevê a reestruturação societária na empresa de planos
odontológicos que vai diluir a participação de todos os acionistas
em 7,5%
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