Limite regional e acordo com hospitais
ajudam a reduzir custos
O mercado de planos de saúde deve esquentar nos próximos meses com
a Bradesco Saúde avançando sobre a concorrência no segmento de
pequenas e médias empresas. Para isso, a seguradora vai expandir
regionalmente um plano chamado Perfil, cujo diferencial é o preço
30% mais barato do que seu plano convencional.
O Perfil foi lançado há dois anos, discretamente. Trata-se de um
plano de saúde com as mesmas coberturas dos demais, porém com uma
rede de atendimento limitada regionalmente. Até agora estava nas
capitais Rio e São Paulo, com 1,6 mil prestadores de serviços -
apenas uma pequena parte da rede de 27,2 mil prestadores da
Bradesco.
A partir de julho, o Perfil será lançado em Campinas (SP), Salvador
(BA), Belo Horizonte (MG) e Blumenau (SC). Em agosto chega a
Curitiba (PR), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). A meta é conquistar
pelo menos 50 mil segurados em cada uma destas cidades, afirma
Marcio Coriolano, presidente da Bradesco Saúde.
Embora já tenha uma carteira de pequenas e médias empresas, que
respondem por 15% do faturamento em prêmios do grupo, o objetivo é
enfrentar a competição neste segmento e ampliar a base de
segurados, especialmente aquelas que hoje só fazem seguros para
seus diretores, diz Coriolano.
Marcio Coriolano diz que a diferença de preço do Perfil, comparado
ao plano convencional, se baseia na estrutura de custos, reduzidos
graças ao acordo com a rede credenciada. São médicos, laboratórios,
hospitais e clínicas que aceitaram a proposta de trabalhar com a
remuneração por pacotes de procedimento, ao invés de procedimentos
individuais.
O pacote inverte a lógica do relacionamento dos planos com os
hospitais. Por exemplo, em uma cirurgia, hoje se paga por item da
lista de procedimentos utilizados - que envolve dezenas de
materiais e serviços, de agulhas, esparadrapos e injeções a
próteses e honorários médicos.
Pelo sistema de pacote, a seguradora paga um valor único ao
hospital, que inclui todas as despesas. O hospital fica encarregado
de pagar pelas despesas. Ou seja, passa a responsabilidade pela
gestão para o hospital que, quanto melhor gerenciar estes custos,
melhor será remunerado.
Além de ser uma rede local, com prestadores menores, tivemos
condições de estabelecer um relacionamento mais próximo com essa
rede, afirma Marcio Coriolano.
A Bradesco Saúde tem 2,64 milhões de segurados, dos quais 2,410
milhões estão em planos coletivos. Só 227 mil são seguros
individuais. Nos planos coletivos, são 27 mil empresas no total,
das quais 1,6 mil possuem o plano Bradesco Saúde Empresarial (com
mais de 100 vidas seguradas) e 25,4 mil o Seguro para Pequenos
Grupos (com até 99 vidas). As grandes empresas respondem por 66% do
faturamento do grupo em prêmios que, em 2009, totalizou R$ 5,3
bilhões.
O movimento da Bradesco vem sete meses depois que a Amil anunciou a
compra da Medial, tornando-se a maior operadora do país e
deslocando a seguradora do primeiro lugar - embora sejam modelos de
negócios diferentes, com regulamentações distintas, operadoras e
seguradoras disputam o mesmo mercado.
Entrevistados sobre o assunto, dirigentes de dois dos principais
concorrentes da Bradesco, a Amil e a Unimed, concordaram que a
pequena e média empresa é um mercado importante, de mais alto
crescimento, porém acreditam que estão bem posicionados para
enfrentar a concorrência.
Cassio Seleme Zandona, superintendente da Amil, disse que o
segmento de pequenas e médias empresas já vem bastante disputado há
muito tempo e que não teme a competição.
Imaginamos que o mercado vai crescer com o próprio avanço da
economia como um todo. Estamos otimistas, fazendo investimentos
grandes na rede, comentou Zandona, frisando que micro e pequenas
empresas representam 20% de seu portfólio de clientes pessoas
jurídicas, que por sua vez respondem por 60% da empresa, tanto em
número de clientes quanto em faturamento.
Para o superintendente comercial da Unimed Rio, Ricardo Escórcio, a
lógica de crescimento do negócio de saúde passa pelo segmento de
pequenas e médias, especialmente em uma praça como o Rio de
Janeiro. O sistema Unimed tem 380 unidades espalhadas em quase
todos os municípios brasileiros e a unidade carioca é a maior de
todas em faturamento, de R$ 3 bilhões anuais.
Escórcio diz que o sistema Unimed nacional tem hoje mais de 100 mil
clientes de planos corporativos, comparado a 1,2 mil seis anos
atrás. A grande força dessa expansão é justamente o pequeno
comércio, prestadores de serviços e pequenos empreendedores, aquele
cara que saiu da empresa em que trabalhava e montou seu pequeno
negócio.
O superintendente da Unimed também diz que vem se preparando para a
concorrência: Desenhamos um produto específico para esse público e
estamos investindo em verticalização, afirma Escórcio, lembrando
que a verticalização garante às operadoras custos menores que os
das seguradoras.
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