A companhia Zurich Insurance Group
completou 150 anos de existência no último dia 22 de outubro. A
seguradora foi fundada em Zurique, em 1872, e hoje é a 8ª maior
companhia de seguros do mundo, de acordo com ranking da Insurance
Business Magazine 2022. Presente em 210 países, a empresa conta com
56 mil colaboradores e registrou um volume global de negócios da
ordem de US$ 69,9 bilhões em 2021. No segmento de seguros, a Zurich
é a empresa com a segunda maior participação no índice de
performance de ações da STOXX Europe 600 Insurance, que contém 40
seguradoras europeias. A composição do índice é feita pelo tamanho
de capitalização de mercado.
No Brasil, a companhia acumula mais
de 80 anos de experiência e o país é hoje a maior operação da
Zurich na América Latina, onde o Grupo está presente em outros
países há mais de 60 anos. Em 2011, a Zurich firmou parceria com o
Banco Santander, que originou a joint-venture Zurich Santander. A
plataforma acelerou a estratégia de crescimento da Zurich nos
mercados emergentes e consolidou a posição do Grupo no Brasil,
México, Chile, Argentina e Uruguai, oferecendo seguros e produtos
de previdência para mais de 36 milhões de clientes. Juntas, Zurich
e Zurich Santander arrecadaram R$ 11,3 bilhões no acumulado de 2021
em prêmios de seguros, e administram hoje mais de R$ 73 bilhões em
fundos de previdência, o que coloca a operação combinada como a
quarta maior do ranking brasileiro de seguros e previdência.
Na última sexta-feira, 04/11 a
Zurich realizou um encontro com a imprensa setorizada e durante a
coletiva com os jornalistas, o CEO da Zurich Brasil, Edson Franco,
explicou que a seguradora conta com diversos especialistas que
ajudam as empresas a melhorarem a gestão de riscos. “Nossos
clientes contam com uma equipe de engenheiros que compõem network
global com mais de 800 especialistas que ajudam as empresas a
melhorarem a gestão dos seus riscos para a continuidade dos
negócios”.
O CEO da Zurich Brasil ainda
afirmou que o corretor é uma das grandes forças de distribuição de
seguros e previdência da Zurich no país. “Acreditamos no poder e na
importância dos corretores para orientar os consumidores, o que
ficou ainda mais evidente depois da pandemia. O aconselhamento do
profissional especializado é essencial para que os clientes tomem
as decisões corretas”.
Atualmente, a Zurich conta com 9
mil corretores parceiros. A companhia quer chegar a 15 mil nos
próximos cinco anos e ampliar a oferta de seguros de vida,
previdência, residencial, seguro para veículos, seguros
empresariais, entre outros. “Existe ainda um grande gap de proteção
securitária no país e os corretores têm papel central na educação
financeira dos brasileiros”, diz Franco.
Com foco no crescimento em outras
regiões, a empresa já ampliou sua presença para mais estados. A
expansão está sendo feita por meio de assessorias que dão suporte
comercial aos corretores. “Este modelo é fundamental para dar
amplitude comercial aos nossos parceiros. As assessorias
complementam nossa rede de 27 filiais físicas”, finaliza.
Para ampliar a distribuição de seus
produtos no mercado brasileiro, a Zurich estruturou uma ampla rede
de parcerias no Brasil que contempla corretores, instituições
financeiras, varejistas, fintechs, insurtechs, associações de
classes. “Somos cada vez mais uma empresa de ecossistema e queremos
crescer nos canais digitais. Neste modelo de distribuição,
parcerias com startups e empresas da nova economia se somam as
alianças com o varejo tradicional, abrindo novas oportunidades”,
avalia o executivo.
O diretor de vida da Zurich Brasil,
Rodrigo Barros, destacou o foco na digitalização dos corretores.
“Aqui temos um trabalho forte e o corretor vai vim junto e a gente
sabe que ele está cada vez mais digitalizado. Então, a gente
facilita tudo no digital, para esse profissional trabalhar.
Marcio Benevides, Diretor Comercial
da Zurich, revelou o preparo da Zurich no que diz respeito à
digitalização. “O processo de digitalização, a gente tem que
compreender que o lado onde tem o maior investimento no processo,
eu tenho que estar preparado para me relacionar com esse corretor,
da forma que ele deseja se relacionar. Nos próximos 150 anos,
passarão por eficiência e passarão pela digitalização”.