Aliança amplia o uso da
inteligência analítica no segmento, e contribui para democratizar
acesso do consumidor aos serviços de proteção e
assistência
O uso de inteligência de dados no
setor de seguros tem se mostrado indispensável, sobretudo para que
as companhias tenham capacidade de aprimorar sua oferta de produtos
e para que tenham relações mais próximas com os clientes. Diante
desse cenário, a parceria entre a Boa Vista, empresa de
inteligência analítica, e a 88i Seguradora
Digital enfatiza ao mercado os benefícios da aplicação da
ciência de inteligência de dados na estratégia de negócios.
Para o CEO da 88i, Fernando
Moreira, “a aliança entre as empresas proporcionará a criação do
primeiro Data Science Labs direcionado ao mercado de
seguros”, que atualmente passa por uma revolução com o advento das
insurtechs (start ups focadas nos clientes das
seguradoras) e seguradoras digitais. O objetivo, segundo Moreira, é
atender a esse crescente mercado digital de seguros no Brasil com a
oferta de produtos e soluções enriquecidas com o que há de mais
avançado em inteligência analítica.
A ciência de dados aplicada
possibilita que as seguradoras mapeiem de forma estruturada os
hábitos individuais dos usuários digitais e desenvolvam soluções de
proteção acessíveis ao bolso e às necessidades dos consumidores,
explica Lucas Guedes, VP de negócios da Boa Vista. E neste quesito
a empresa entra como um facilitador para o crescimento também das
seguradoras digitais e insurtechs, independentemente da
maturidade do negócio. “Nós apoiamos as que já estão há muito tempo
no mercado, e as que estão começando a sua revolução digital, com a
nossa fortaleza em analytics e a nossa flexibilidade de negócios”,
enfatiza o executivo da Boa Vista.
88i e um seguro mais simples
possível
A 88i é uma seguradora digital que
oferece planos de assinaturas de seguros flexíveis e opera no
modelo Open Insurance, fazendo uso de dados e de inteligência
artificial, computação em nuvem e blockchain. Nesta fase inicial da
parceria, a empresa tem utilizado o Boa Vista BlueBox, ferramenta
de segmentação para qualificar a prospecção de oportunidades de
ofertas, aprimorar a personalização de produtos e reduzir custos
para o consumidor.
Segundo Guedes, nesta parceria
estratégica de negócios, a 88i tem a sua disposição todas as
soluções desenvolvidas pela Boa Vista para apoiá-la em todas as
etapas do seu ciclo de negócios, desde a parte cadastral, passando
pela precificação/cotação, scoring, formalização/subscrição,
vistoria, emissão, fraude, sinistro, ressarcimento e renovação. “E
iremos além, iremos construir novas soluções em conjunto. Será uma
dinâmica riquíssima”, complementa o VP de negócios.
A seguradora digital tem uma
atenção especial às classes C, D e E e aposta na personalização
para gerar inclusão social de uma parcela da população brasileira
que é ainda precariamente atendida e mal tem acesso a serviços de
proteção ou assistência. “A partir da parceria firmada com a Boa
Vista, nossas soluções 100% digitais nos colocam na vanguarda de um
mercado em plena transformação. Faremos a distribuição de produtos
e serviços de seguro personalizados e vamos ofertar as melhores
soluções com inteligência em tempo real, soluções a preços
atrativos e competitivos, e a melhor experiência do cliente”,
afirma o CEO da 88i.
A Boa Vista também tem apoiado a
88i com a criação de modelos analíticos. As soluções permitem que a
seguradora mapeie todas as etapas da jornada do cliente e entenda
de forma detalhada aspectos como a capacidade de pagamento e quais
serviços os consumidores estão mais propensos a adquirir. “A
inteligência de dados aplicada no mercado de seguros se mostrou
disruptiva e democratizou os seguros e serviços de assistência em
diversos países”, diz Moreira.
Boa Vista expande atuação no
mercado de seguros
Há anos a Boa Vista atende aos
principais players desse segmento. Agora, amplia sua atuação diante
da revolução digital que o mercado vive com a chegada das
insurtechs e das seguradoras digitais, que participam do sandbox
regulatório da Susep (Superintendência de Seguros Privados).
De acordo com Guedes, o sandbox no
mercado de seguros constitui um ambiente regulatório experimental
que possibilita a implantação de projetos inovadores que apresentem
produtos ou serviços desenvolvidos a partir de novas metodologias,
tecnologias, processos ou procedimentos que possam ser ofertados ao
mercado. E é neste sentido que a aliança entre a 88i e a Boa Vista
tem a oferecer para o consumidor final que anseia por serviços de
proteção e assistência.
“Na Boa Vista, estamos cada vez
mais focados em participar dessa disrupção digital do mercado de
seguros. O mesmo movimento que fizemos com as fintechs, que hoje
têm a Boa Vista como um dos seus principais parceiros, nós fazemos
agora com as insurtechs e seguradoras digitais. As nossas soluções,
baseadas em uma ampla base de dados, tanto com informações
negativas quanto do Cadastro Positivo e inteligência analítica, têm
se mostrado efetivas para o setor. Além disso, temos muita
flexibilidade comercial para entender e atender as necessidades
dessas empresas, e o momento pelo qual estão passando”,
ressalta o VP de negócios da Boa Vista.
A expansão no mercado de
seguros se apoia nos investimentos feitos em tecnologia e inovação,
que impulsionaram sua oferta de soluções com inteligência
analítica. Com o lançamento do Centro de Excelência em
Analytics (CEA), em abril de 2021, a Boa Vista elevou as
soluções criadas e ofertadas ao mercado ao patamar de
“estado da arte” em criação de algoritmos, oferecendo mais
precisão, agilidade e praticidade no desenvolvimento e nas entregas
de produtos e serviços.