Na 11ª edição do Prêmio de
Inovação em Seguros, 160 projetos foram inscritos e 15 finalistas
disputaram os três primeiros lugares nas categorias Produtos e
Serviços, Comunicação e Processos e Tecnologias
A SulAmérica venceu duas das três
categorias da 11ª edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga
de Inovação em Seguros, promovido pela Confederação Nacional das
Seguradoras (CNseg). Os vencedores foram conhecidos ontem
(15/12), na cerimônia virtual de premiação
transmitida pelo canal da associação no YouTube.
A premiação tem o objetivo de
promover o incentivo à?inovação?nas empresas e o estímulo criativo
dos profissionais do setor de seguros, que, nesta edição, obteve
número recorde de 160 projetos inscritos, totalizando 855
desde seu lançamento há 11 anos. Em 2021, a SulAmérica foi
reconhecida nas categorias Comunicação, com o
case “Conexão Criativa – Programa de Ideias Corporativo”, com
destaque em 1º lugar, e Processos e Tecnologias,
com os cases “Fast Track SulAmérica: Encaminhamento
de Pronto-Socorro na COVID-19” e “Psicólogo na Tela”, vencedores em
1º e 3º lugares, respectivamente.
Com foco em promover inovação e
empreendedorismo para seus públicos internos, o
programa Conexão Criativa da SulAmérica
fomenta o conhecimento na prática, acelerando ideias inovadoras que
resolvam desafios da companhia. A iniciativa coloca os
colaboradores como os principais protagonistas da experimentação e
criação de novos produtos e serviços.?
“Com uma comunicação inclusiva e
assertiva, por meio do Conexão Criativa engajamos mais de 2.500
participantes em todo o território nacional, abordando
conhecimentos técnicos combinados a pautas sociais,
como Afrofuturismo, Empreendedorismo Feminino e a Importância
da Diversidade nos ambientes de trabalho. O reconhecimento nessa
categoria, para nós, é resultado de todo o trabalho e processo
contínuo de transformação cultural e digital de um time que não
para de inovar”, afirma Péricles Borba, especialista de Cultura e
Inovação Aberta da SulAmérica e autor do projeto
vencedor.
Já o grande vencedor da categoria
Processos e Tecnologia, o Fast Track, é
um serviço inovador criado em março de 2020 por conta da
necessidade de trazer solução de conexão para maior agilidade
no encaminhamento ao pronto socorro de beneficiários com suspeita
ou diagnóstico de Covid-19. Por meio de inteligência de
recomendação, a iniciativa conecta em tempo real os serviços
de atendimento digital de saúde da SulAmérica com hospitais
parceiros.
“Fast Track é um serviço
que foi concebido no início da pandemia que passou por todas as
etapas de desenvolvimento ágil de um produto digital. Começamos
pequeno, com etapas bastante manuais, e avaliamos a aprovação do
público para que, só então, pudéssemos investir tempo e esforços na
automatização e evolução de nosso serviço. Este reconhecimento
orgulha a todos que trabalham e trabalharam nesse projeto e vem
para reforçar o intuito da SulAmérica como agente de entrega de
valor para nossos beneficiários nas situações de maior fragilidade,
e não apenas como fonte pagadora”,
afirma Rhaisa Navas, Product Owner da
SulAmérica e co-autora do projeto vencedor.
E, por fim, o último case vencedor
foi o Psicólogo na Tela. Comutilização de
inovação, tecnologia e qualidade técnica, o serviço
de telepsicologia por meio
de videochamada proporciona uma experiência digital e
personalizada, promovendo acessibilidade e desburocratização na
busca por um atendimento de saúde emocional. O serviço está
disponível para 2,3 milhões de beneficiários da SulAmérica e
conta com uma rede de psicólogos qualificados.
“Nós estamos lisonjeados e muito
felizes de participar do prêmio de Inovação em Seguros com um
produto que entrega valor para os nossos beneficiários. Essa
ocasião nos faz acreditar que estamos dando mais um passo
importante na expansão do cuidado com a Saúde Integral (física,
emocional e financeira) dos brasileiros. Agradecemos a todos pelo
reconhecimento e principalmente ao time, que, todos os dias, estão
movidos ao propósito de contribuir para um sistema de saúde muito
melhor”, afirma Ananda Fontes, Product Owner de
Telemedicina da SulAmérica e autora do projeto que ficou em 3º
lugar.
Uma das novidades da edição do
prêmio em 2021 foi a concessão de NFTs (sigla em inglês
para Token Não Fungível) aos vencedores nas três categorias em
disputa. Os NFTs são novos formatos de ativos digitais
que se integram à tecnologia blockchain e equivalem a
certificados que representam, no mundo digital, objetos de alto
valor agregado, como obras de arte, itens colecionáveis,
músicas, GIFs, entre outros, e são cada vez mais populares em
concursos e prêmios internacionalmente reconhecidos, como o
Oscar.
“Estar entre os mais inovadores do
nosso setor é um reconhecimento do trabalho da SulAmérica que,
desde 2015, vem intensificando a sua jornada de transformação
digital, se permitindo arriscar e fazer coisas novas nesses últimos
anos. Hoje, a tecnologia e inovação estão em todos os nossos
produtos de forma sustentável e alinhadas à estratégia
da seguradora de oferecer Saúde Integral aos seus mais de
7 milhões de beneficiários em todo o país. A utilização de
metodologias inovadoras e a criação de produtos e serviços de alto
valor para o mercado, só tem sido possíveis graças ao
engajamento e cultura digital dos nossos colaboradores e
parceiros”, finaliza Alexandre Putini, diretor de Inovação,
Transformação Digital e Advanced Analytics da
SulAmérica.