A Susep vai promover mudanças no Sistema de Registro de Corretores de Seguros. Segundo a autarquia, a intenção é incorporar novas funcionalidades, consideradas importantes para melhorar a experiência do usuário. A informação consta no recente Relatório de Gestão divulgado pela Susep, no qual menciona, como outras novidades importantes o envio a todo o mercado, até junho, do questionário de conduta desenvolvido em 2020, e a aplicação de versão simplificada do questionário que tem como objetivo mensurar a adesão voluntária das empresas do setor aos dispositivos da Resolução 382/20 do CNSP.
Essas medidas são classificadas pela Susep como estratégicas para a supervisão do mercado, com foco na eficiência da atuação. De acordo com a autarquia, a construção do novo Sistema de Registro de Corretores, totalmente gratuito, é um dos projetos considerados estratégicos pela gestão. O relatório cita ainda o módulo de consulta pública à situação cadastral do corretor de seguros, que permite, a qualquer pessoa, verificar se o profissional está apto a intermediar atividades de seguros. “Trata-se assim, de mais um mecanismo de combate a fraudes e desvios de conduta no âmbito do mercado supervisionado”, acentua o documento.
A Susep definiu também uma agenda para o ciclo 2020-2023, composta por sete projetos que buscam alcançar “resultados tangíveis para o público-alvo e a sociedade”. A autarquia explicou que esses projetos agregam iniciativas de médio ou longo prazo que visam preencher as lacunas existentes entre o desempenho atual e o desejado, possibilitando o alcance da visão de futuro pretendida.
Os projetos são os seguintes: Automação de Processos; Projeto Supervisão Integrada; Reestruturação da Comunicação Interna e Externa; Rating Susep; Revisão do Marco Regulatório de Grandes Riscos; Sistema de Registro de Operações e Modernização do FIP; e Implantação de Regime de Sandbox Regulatório no Mercado de Seguros.