A nova realidade trazida pela
pandemia acelerou os planos das seguradoras para utilizar
ferramentas como a telemedicina. Como esse terreno ainda é pouco
conhecido do mercado, é preciso recorrer ao apoio de empresas de
tecnologia que têm as ferramentas adequadas para o sucesso das
operações nesse novo e promissor nicho de mercado,
É o caso da SAP, que está pronta
para oferecer o suporte necessário, através de tecnologias que
ajudam a aumentar o acesso à saúde, trazendo qualidade de vida
através de programas de promoção à saúde, médico da família ou
‘coachs’ de saúde.
O mercado tem pressa. A SulAmérica
e MAG, por exemplo, já avançam no processo de exploração desse
segmento, visando a assegurar, no menor prazo possível, um
atendimento mais rápido, seguro e qualificado para os
segurados.
Segundo a vice-presidente de Saúde
e Odonto da SulAmérica, Raquel Giglio, a telemedicina ganhou
protagonismo durante a pandemia com a publicação da Portaria 467
pelo Governo Federal, que autoriza as teleconsultas. No entanto, a
SulAmérica vem investindo nessa tecnologia desde 2018, quando
disponibilizou a teleorientação com médicos generalistas via
videoconferência ou telefone. “De lá pra cá, investimos muito em
inovação digital segura, treinamos nossos parceiros para realizar
atendimentos a distância seguindo boas práticas de conduta e
preparamos todas as ferramentas para oferecer esta possibilidade
aos nossos clientes”, revela a executiva, em entrevista exclusiva
ao CQCS.
Ele acrescenta que no ano passado,
antes, portanto, da pandemia, esse serviço foi ampliado com o
lançamento do “Médico na Tela”. Com a regulamentação da prática, os
serviços foram ampliados mais uma vez. Agora, a companhia oferece
aos beneficiários o “Saúde na Tela”, plataforma de telemedicina com
mais de 40 especialidades médicas, além de psicólogos,
fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas
ocupacionais habilitados a prestar atendimento remoto agendado e
com segurança.
Raquel Giglio entende que a
telemedicina tem potencial tanto no sentido de ampliar o acesso ao
sistema de saúde, quanto para fortalecer o relacionamento entre
médicos e pacientes além de diminuir custos. Nesse contexto, os
investimentos da SulAmérica em medicina conectada visam oferecer a
melhor experiência para os clientes, aliando inovação à excelência
no cuidado com a saúde, sendo disponibilizadas duas formas de
utilizar o “Saúde na Tela”: para emergências de maneira imediata,
com os médicos de plantão, ou agendamento pelo beneficiário com um
médico da nossa rede referenciada de sua preferência.
Ela acrescenta que a companhia
sempre acreditou muito no projeto, embora soubesse que seria
desafiador colocá-lo em prática. “Mas, temos uma área de inovação
muito qualificada e organizada, o que nos coloca na frente do
mercado. Trabalhamos com a metodologia ágil e esse processo envolve
as etapas de descoberta, imersão, ideação, prototipação e validação
de hipóteses. Tudo isso para que nossas soluções já nasçam seguras,
sustentáveis, baseadas em dados e com escalabilidade”,
enfatiza.
Raquel Giglio lembra que a
SulAmérica inova desde sua fundação, há quase 125 anos, mas, nos
últimos anos, tem investido de forma consistente em inovação
tecnológica com objetivo de aprimorar a experiência do cliente.
Assim, a empresa avança na transformação digital de sua operação,
com uma grande evolução em automatização de processos e
modernização de sua estrutura tecnológica.
Graças ao ambiente imerso em
tecnologia e disrupção que foi possível conduzir o projeto de
telemedicina da SulAmérica e chegar até o momento que a companhia
vive hoje, sendo referência na área dentro do mercado.
A vice-presidente da Sulamérica
observa também que, com a pandemia da COVID-19, além de expandir as
especialidades médicas e oferecer consultas remotas com terapeutas,
o acesso está ilimitado aos serviços de Orientação Médica por
Telefone e Médico na Tela, que se mostraram extremamente
importantes para que as pessoas pudessem tirar dúvidas e conseguir
auxílio na melhor tomada de decisão em caso de sintomas. “Em caso
de pacientes que começam a consulta a distância, mas precisam de
avaliação ou internação hospitalar, o médico já o encaminha para
uma unidade credenciada com vaga e informa o caso para o
profissional que irá recepcioná-lo, garantindo assim atendimento
rápido e especial”, afirma.
Com isso, os números de
atendimentos via teleconsulta dispararem de 500 em fevereiro para
mais de 400 mil de março a outubro. Mesmo com esse aumento
exponencial, foi possível manter a boa avaliação dos clientes:
segundo o índice de satisfação da companhia, o “Saúde na Tela”, por
exemplo, é aprovado por nove em cada 10 beneficiários que fizerem
uso do serviço.
MAG.
O mesmo caminho vem sendo trilhado
com sucesso pela MAG Seguros. De acordo com o gerente de
Desenvolvimento de Produtos da companhia, Rodrigo Cunha, esse foco
gerou uma solução que, além da cobertura securitária, garante uma
série de benefícios e assistências aos nossos segurados para que
eles possam cuidar da saúde, como o serviço de telemedicina. “Nós
estamos acompanhando frequentemente as tendências socioeconômicas
no país, além das demandas de nossos clientes e corretores
parceiros. E uma destas demandas era de soluções de seguro de vida
que contribuíssem financeiramente com os cuidados com a saúde”,
revela.
A MAG passou a oferecer o serviço
de telemedicina com o lançamento da linha Vida Toda Bem-Estar, em
maio. Este seguro oferece aos clientes um amplo e inovador pacote
de assistência no mercado de seguro de vida. A Assistência
Bem-Estar, por exemplo, permite o acesso a serviços como o
atendimento médico por vídeo e consultas com profissionais como
psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e
nutricionistas por telefone.
O objetivo é oferecer, com
necessário celeridade, as melhores soluções para os clientes. Um
exemplo disso é o Doenças Graves da companhia, disponível em três
módulos e sendo o mais completo do mercado. Além disso, há o
diferencial de não exigir período mínimo de sobrevivência.
A MAG foi a primeira seguradora a
oferecer a telemedicina como solução em um seguro de vida, que
certamente traz aos segurados mais um serviço de alto valor
agregado. Além disso, com a Assistência Bem-Estar, presente na
linha Vida Toda Bem-Estar, o cliente ainda conta com descontos em
consultas, exames e medicamentos.
Os resultados logo vieram. O seguro
de vida Bem-Estar está gerando boa aceitação tanto pelos corretores
quanto pelos clientes. Desde o lançamento, em maio, foi registrado
que 40% dos segurados que contrataram este seguro já utilizaram a
telemedicina ou a telesaúde.
Cunha diz ainda que a pandemia fez
com que o brasileiro se digitalizasse mais e incorporasse esta
rotina em seu dia a dia, o que garante o sucesso de serviço como a
telemedicina. Contribui para isso tamém a dificuldade da população
no acesso à saúde suplementar.
Neste contexto, a oferta de um
serviço de telemedicina surge como uma assistência agregada ao
produto de seguro de vida, tendência que, na visão de Cunha, “terá
um grande futuro mesmo no pós pandemia”.
TECNOLOGIA.
Já a SAP dispõe das ferramentas
adequadas para que as seguradoras possam obter sucesso ao atuar
nesse novo segmento do mercado.
A empresa investe forte em
novidades tecnológicas para aumentar o acesso à saúde, atravessando
fronteiras e permitindo atuar não somente na doença, mas na saúde
das pessoas, trazendo qualidade de vida através de programas de
promoção à saúde, médico da família ou ‘coachs’ de saúde.
“Pacientes monitorados com sensores e aplicativos se sentem mais
seguros e acolhidos, principalmente quando estamos falando de
comorbidades tais como o câncer, onde o monitoramento remoto destes
pacientes pós tratamento pode reduzir bastante a chance de
reincidência da doença”, explica Margareth Amorim, Digital Advisor
para o Setor de Saúde e Educação na SAP.
Ela acrescenta que a digitalização
está transformando a forma de atendimento na Saúde e proporcionando
uma nova experiência aos pacientes. Os doentes crônicos e com
dificuldades de locomoção são os grandes beneficiados pelo
telemonitoramento.
A SAP tem como propósito melhorar a
vida das pessoas e, dessa forma, o segmento de Healthcare é uma
prioridade. Através da plataforma digital SAP é possível aumentar o
atendimento no local com serviços remotos para pacientes, para ser
capaz de entregar serviços interdisciplinares centrados no paciente
de prevenção, tratamento e cuidado.
A expectativa é que, no futuro, o
primeiro contato não seja humano, mas através de um avatar, de um
chatbot, lançando mão da Inteligência Artificial.
De acordo com a executiva, esta e
outras tecnologias tais como, a Realidade Virtual e Aumentada,
disponíveis na plataforma SAP, poderão ser ainda utilizadas para
remover barreiras existentes, por exemplo, apoiando nas cirurgias
remotas ou ajudando a identificar tumores escondidos.
A SAP também oferece de forma
gratuita o serviço de telemedicina. A ideia surgiu com o propósito
de melhorar a vida das pessoas e criar um impacto social. A solução
tem um objetivo prover contato humanizado entre profissionais da
saúde e cidadãos que apresentem possíveis sintomas da COVID-19,
através de avaliações remotas dos pacientes, evitando aglomerações
de pessoas em áreas de grande risco de contaminação e estruturas de
atendimento da saúde.
Na prática, trata-se de uma
plataforma de teleatendimento que visa prover orientações de saúde
de maneira gratuita.