Uma das informações mais relevantes da pesquisa é que mais de 50% dos participantes afirmaram que aproveitariam a data comemorativa do Dia das Crianças para procurar ofertas e descontos de produtos para si mesmos, como livros, viagens e games. Com isso, é possível concluir que o período impulsiona vendas em geral, e não apenas presentes voltados para as crianças.
Cresce procura por produtos on-line
De acordo com uma pesquisa realizada pela Connected Life, com mais de 60 mil consumidores em 50 países, cerca de 7 a cada 10 brasileiros (68%) realizam pesquisas on-line antes de efetuar a compra em lojas físicas, enquanto 74% preferem comprar pela internet. Especificamente, 77% dos consumidores afirmam realizar pesquisas on-line antes de efetivamente efetuar a compra de perfumes e cosméticos; produtos de maternidade e cuidados com bebês (90%); e para itens de higiene (cerca de 70%), como shampoo e desodorante.
No Brasil, 53% dos consumidores já estão decididos a adquirir um produto de determinada marca antes mesmo de efetuar a compra. Por outro lado, 10% acabam mudando de ideia durante as pesquisas e levam para casa uma marca diferente da planejada.
Pesquisas realizadas pela Internet movimentam comércio
O brasileiro tem optado cada vez mais pelo uso da internet como um meio de fazer suas compras. Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) avaliou o comportamento do consumidor em relação aos e-commerces.
A pesquisa considerou o período de 12 meses e comparou os consumidores que realizaram compras pela internet com os que compraram seus produtos em lojas físicas.
O estudo concluiu que quase 50% dos consumidores procuram fontes de preço on-line antes de comprar o objeto em uma loja física. Essa parcela da população é levada por algumas motivações:
• 38% desejam realizar pesquisa de preço;
• 22% buscam mais informações com relação ao produto;
• 10% querem saber a opinião de outros consumidores.
De todos os respondentes, apenas cerca de 20% procuram uma loja física diretamente, sem ter feito nenhum tipo de pesquisa prévia, e ainda, 35% efetuam pesquisas periodicamente, dependendo do segmento de produto que procuram.
Cresce preferência por lojas on-line
A pesquisa também levou em consideração a preferência dos participantes entre lojas virtuais e lojas físicas. De forma geral, a praticidade e o preço são as variáveis mais importantes na hora da opção por compras realizadas pela internet.
Dentre os principais fatores que levam os consumidores a optar pelo e-commerce, é possível citar:
• Os preços on-line, que são considerados mais baratos do que em lojas físicas (83%);
• A comodidade da compra (75%);
• A variedade de produtos (73%);
• A facilidade de escolha (62%);
• A rapidez de compra (59%);
• Melhores formas de pagamento (57%);
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