A presença dos smartphones na vida
das pessoas é inegável. A facilidade de uso bem como a praticidade
fizeram com que o Brasil alcançasse a marca de 256 milhões de
celulares em abril deste ano, segundo a Teleco, o que representa
mais de um celular por habitante.
Mas se tem uma coisa que ainda
deixa as pessoas receosas é fazer compras via mobile. Um equívoco
básico é acreditarem que é mais seguro utilizar o computador para
acessar sites de e-commerce do que fazer isso pelo celular.
Marco DeMello, CEO da PSafe,
empresa brasileira líder em segurança e performance digital,
acredita que boa parte desse receio vem do fato de que o uso mobile
no Brasil ainda é muito recente. “A democratização da internet se
deu por meio do celular. Com isso, muitas pessoas vieram ter o
primeiro contato com o mundo virtual por meio do celular e ainda há
um certo desconhecimento do que é seguro ou não. As regras que
valiam para a web valem também para o mundo mobile, ou seja,
celulares e tablets são seguros para realizar qualquer transação
desde que o usuário tenha um antivírus instalado no seu celular”,
afirma.
Mas o que fazer, então, para não se
preocupar na hora de fazer compras pelo celular? A empresa PSafe
afirma que os cuidados são basicamente os mesmos de quem usa o
computador:
1. Defenda-se com um
cérebro eletrônico
A ideia é simples: um cérebro biológico não tem capacidade para se
defender de ataques de um cérebro eletrônico. Por mais que você
pense ter conhecimento e esteja atento, os ataques são muitos e
estão cada vez mais sofisticados. Portanto, proteja-se: instale um
antivírus no seu celular.
2. Como saber se o site de
compras é confiável?
Uma das principais preocupações de quem compra online é saber se o
site é confiável. Em primeiro lugar é muito importante procurar
referências de quem já comprou no site: amigos, parentes, conferir
os sites não recomendados pelo Procon e checar as análises em sites
de críticas, como o Reclame Aqui.
Outra boa maneira de se certificar
que a compra é segura é utilizando os aplicativos dos sites,
registrados nas lojas oficiais de apps (Google Play, App Store
etc). Vale, também, tomar cuidado com páginas falsas, muito comuns
em épocas de importantes datas para o varejo, com Black Friday,
Natal etc. Desconfie das promoções muito vantajosas que chegam por
e-mail ou SMS..
3. É mais seguro pagar em
boleto que no cartão de crédito?
Não necessariamente. O fato do site gerar um boleto para pagamento
não significa que ele é confiável. Pessoas físicas também geram
boletos e, em muitos casos, podem usar essa “ingenuidade” do
usuário para passar uma falsa sensação de segurança.
A diferença é que, ao usar o cartão
de crédito, se o site não for confiável, ele pode utilizar seus
dados para fazer outras compras. Independente do meio de pagamento,
a credibilidade do site ou do app são muito importantes para evitar
que o cliente seja lesado.
4. Os dados do comprador
ficarão seguros no site?
É fundamental que o consumidor leia e esteja de acordo com a
política de privacidade do site para realizar uma compra com
segurança. Também é importante verificar se o endereço do site
inicia com “https”, pois a sigla garante a proteção da privacidade
e integridade dos dados trocados. Além disso, evitar transações em
computadores públicos diminui a chance de roubo de dados.