1. Ofereça Demonstrações Do
Produto
Quando for possível, mostre ao
cliente como o produto funciona. Ligue na tomada, aperte o play ou
faça o que for possível. No caso de produtos que não funcionam
desta forma, ofereça amostras grátis.
O cliente fica mais confiante sobre
a eficiência do mesmo e mesmo que não decida comprar naquele
momento, as chances de voltar e comprar com a pessoa que melhor
demonstrou o produto são muito maiores.
2. Tenha Paciência Ao Explicar Os
Benefícios Do Produto
Lembre-se que cada pessoa tem um
nível de conhecimento diferente sobre um produto. Tente encontrar
um nível adequado para que a pessoa entenda sobre o que você está
vendendo e possa fazer a compra.
Por exemplo, uma pessoa pode querer
comprar um iPhone sem nem mesmo saber falar o nome, só porque ouviu
alguém falando que era bom. Neste caso, não vai dizer para ela
sobre o sistema, aplicativos, etc. Ao invés disso, vai falar que é
de uma marca boa, que dará para tirar fotos, fazer ligações, mandar
mensagens, entrar na internet, etc.
3. Entenda O Que O Cliente
Quer
Tem vendedor que possui aquela
velha mania de funcionário antigo: quer vender o que vai ganhar
mais e não o que o cliente quer. Saiba que é mais vantajoso vender
um produto de R$10,00 que é o que o cliente busca do que oferecer
um de R$100,00, que ele não busca.
Aquela velha história de que “vale
mais um pássaro na mão do que dois voando”. Ao entender o que o
cliente quer, suas chances aumentam e melhor vender pouco do que
nada.
Além disso, o cliente que se sente
compreendido e já foi em várias lojas onde ofereceram o que ele não
queria, com certeza vai voltar até você das próximas vezes.