A Agência Nacional de Saúde (ANS) suplementar alterou os parâmetros usados para calcular o índice de reclamações das operadoras de planos de saúde. Até então, o parâmetro refletia apenas as queixas registradas na ANS. Agora, também irá considerar a conduta das operadoras na resolução dos problemas e o número de reclamações que resultaram em abertura de processo administrativo.
O novo índice, que permite aos clientes comparar a atuação das empresas, está disponível a partir desta sexta-feira (25) na página da ANS na internet (cliquei aqui para acessar a lista completa). Lá o beneficiário tem acesso a gráficos e ao ranking com a lista das dez operadoras com maior índice geral de reclamações, divididas por porte e por tipo de atenção (assistência médica ou exclusivamente odontológica). Veja o ranking das dez primeiras ao final da reportagem.
Também é possível ver detalhadas as reclamações por tipo de classificação (assistencial e não assistencial) e por subtema (rede de atendimento, prazos máximos para atendimento, rol de procedimentos, reembolso, entre outros). O beneficiário pode ainda calcular os indicadores de cada operadora individualmente.
No cálculo do índice são computadas as reclamações que a agência recebe dos consumidores por meio do Disque ANS (0800 701 9656), do formulário eletrônico disponibilizado na página da agência na internet, por carta ou ainda presencialmente, em um dos 12 núcleos da ANS no país.
Transparência
Em nota divulgada à imprensa, a agência informou que, ao incorporar novos elementos, o objetivo é dar mais transparência e funcionalidade à ferramenta, ajudando o beneficiário na escolha ou avaliação do plano.
“O novo índice foi aprimorado de forma a refletir informações que são, de fato, úteis aos consumidores que desejam comparar operadoras e planos de saúde e fazer, assim, uma escolha mais acertada. Esse novo conjunto de informações é mais preciso e qualificado”, explicou a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira.
O índice será atualizado mensalmente, com referência em dados dos últimos três meses. Antes, a atualização era feita com base em dados dos últimos seis meses.
De acordo com a ANS, a nova metodologia foi discutida entre técnicos da agência e representantes do setor de saúde suplementar.
Veja a lista das dez operadoras com maior índice geral de reclamações:
1º Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Medico do Rio de Janeiro
2º Unimed Norte/Nordeste-Federação Interfederativa das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico
3º Medisanitas Brasil Assistência Integral à Saúde S/A.
4º Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico
5º Biovida Saúde LTDA
6º Petróleo Brasileiro S.A.- Petrobras
7º Grupo Hospitalar do Rio de Janeiro LTDA
8º Sul America Companhia de Seguro Saúde
9º Unimed do Estado de SP - Federação Estadual das Coop. Médicas
10º Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil