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5 dicas para apresentar propostas de seguro para empresas

Fonte: Yasuda Marítima Data: 19 setembro 2015 Nenhum comentário

Como em qualquer mercado, a venda de seguros para pessoa jurídica é bem diferente do que para pessoa física. O mundo corporativo pode assustar, já que pede por apresentações mais formais e propostas bem estruturadas e detalhadas. Mas isso não é motivo para desistir! Se você precisa de uma ajudinha, vamos te dar 5 dicas para não fazer feio nas apresentações para empresas:

1. Defina o público

O primeiro passo para criar uma apresentação impactante é definir para quem ela será mostrada. “Quem é o principal público que você quer atingir e por quê?”. Pesquise sobre a empresa, quais suas necessidades, quem são os tomadores de decisão, quais seguros pode oferecer e por quê.

Depois de responder a essas perguntas, você pode começar a planejar quais mensagens quer transmitir, afinal, você já sabe o que o seu público deseja ouvir!

2. Faça um roteiro

Nada de abrir o PPT e começar a escrever aquilo que vem à cabeça. Para que as pessoas sejam impactadas pela sua mensagem, elas precisam primeiro entender o que foi falado. Para isso, sua apresentação precisa ter uma sequência coerente de ideias, claras e bem estruturadas, ou seja: começo, meio e fim. Parece simples, mas muitos se perdem nessa parte!

No começo, abra a apresentação com um relato ou frase que despertem o interesse da plateia. Use a criatividade! Uma pergunta instigante ou que cause um certo estranhamento são boas pedidas. Na sequência, sugira soluções que respondam à pergunta, descreva os benefícios dos seguros empresariais e dê bons exemplos sobre o tema. Para finalizar, chame o público para a ação, mostrando que a contratação do seguro é uma excelente opção.

3. Dê exemplos

Como comentamos acima, bons exemplos são fundamentais. Eles têm o poder de tornar sua mensagem mais real, mais palpável, pois as pessoas tendem a se identificar com as situações. Além disso, servem para esclarecer as dúvidas da plateia. Não esqueça que você também pode usar imagens como exemplos!

4. Preocupe-se com o design

Se você pensou “ei, eu não sou designer!”, fique tranquilo que nós sabemos disso. Não estamos propondo nada elaborado, pois não é preciso ser um profissional da área de criação para desenvolver um PPT com bom senso estético, que seja atrativo para a audiência. Aqui vão algumas dicas:
Evite usar os templates já prontos do PowerPoint ou Keynote, mas se desejar utilizar algum, dê preferência para aqueles mais limpo e menos batidos;

Nunca insira textos longos, o ideal é que não passem de um parágrafo curto (5 linhas). Sempre que puder, use imagens, fotos e ilustrações para enriquecer o conteúdo;

Não use fontes muito elaboradas, pois elas dificultam a leitura. Além disso, evite letras muito pequenas ou muito grandes, equilíbrio é a palavra-chave em apresentações!

Fique atento ao contraste entre o texto e o fundo. Se estiver muito fraco, também atrapalha a leitura da plateia;

Evite muitas cores e imagens num único slide. Menos é mais, certo?

5. Use a apresentação como base para o seu discurso, não ao contrário

Caso a sua intenção seja chegar na reunião e começar a ler os seus slides, pense duas vezes. A apresentação deve ser apenas o apoio, não a estrela! Crie também um roteiro para o que vai falar e treine bastante. Esse é o momento para afiar o seu discurso de vendas! Também é importante estar preparado para perguntas, então memorize boas respostas aos possíveis questionamentos que surgirão durante a apresentação.

 

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