Uma das chaves para regular os níveis de açúcar no sangue, que são responsáveis pelo aumento da glicemia, está em uma alimentação correta para diabéticos. Não há curas milagrosas, mas alguns cuidados são necessários para que a diabetes possa ser controlada e, assim, evitar complicações.
Perder peso e praticar o exercícios físicos são as formas mais eficazes para prevenir que a pré-diabetes se torne diabetes tipo 2. Mas estudos mostram que a ingestão de certos alimentos também pode ajudar a regular o nível de açúcar no sangue.
O uso correto de certos alimentos, frutas e o tipo correto de gordura pode ajudar a manter o diabetes sob controle. Veja abaixo nossa lista de alimentos para diabéticos que você deve adicionar à sua dieta regular.
Feno-Grego
O feno-grego é uma especiaria cujas folhas e sementes são muito eficazes para regular os níveis de açúcar no sangue. É também utilizado em uma ampla gama de ervas medicinais e como um suplemento dietético.
Estudos à base destas plantas encontraram evidências convincentes de que o feno-grego regula os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, e pessoas compré-diabetes.
A fibra das sementes de feno-grego é eficaz para retardar a digestão de carboidratos. Isto pode explicar o seu efeito na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Também é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. O feno-grego pode ser tomado como um chá ou adicionado a uma vasta variedade de receitas saborosas.
Canela
A canela é ótima para ajudar na redução de açúcar no sangue e reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Vários estudos mostraram que tanto canela em pau, como sua versão em pó, ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.
Um estudo de 2013, verificou-se que a canela reduz a glicose no sangue, colesterol total, triglicérides e colesterol “ruim” (LDL), e ainda aumenta o “bom” colesterol (HDL).
Abacate
Foi demonstrado que o abacate pode ser muito útil na redução do risco de síndroma metabólica, um grupo de doenças incluindo a diabetes. Essa fruta também aumenta a saciedade depois de comer, e tem um impacto saudável sobre a pressão arterial e inflamação.
Cebola
Estudos semelhantes mostraram que as cebolas também têm efeitos positivos sobre o nível de glicose no sangue. A cebola contém uma substância chamada sulfureto de alilo propilo, que foi demonstrada como grande aliada para reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Alho
O alho tem sido usado há anos para reduzir os níveis de colesterol. Mas também ajuda na redução do açúcar no sangue. Um estudo de 2006 e outro de 2012, mostraram que o extrato de alho pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, a medida que ajuda a aumentar os níveis de insulina disponíveis no corpo, sendo importante aliado na dieta para diabéticos.