"Todo contato inicial com o cliente
é chamado de ABORDAGEM. Se você aborda de maneira positiva suas
chances de diálogo são muito grandes, mas o inverso é verdadeiro,
ou seja, se você começar mal, pode ser que não consiga nem mesmo
continuar sua entrevista de vendas, pois ouvirá do cliente: “no
momento não tenho interesse!”
Para aumentar suas chances de
sucesso, abaixo relaciono duas dicas que são fundamentais para que
você, ao abordar os clientes, evite o que chamo de “NCRA – Não como
Resposta Automática”. São elas:
- O foco de sua fala deve ser a necessidade do cliente e não
o seguro que você está vendendo. Ao invés de dizer – “Por que
o senhor não faz um seguro de residência?” Prefira: “Qual o
tipo de proteção o senhor tem para sua residência?”.
Perceba que a primeira maneira faz com que o cliente pense em
gastar dinheiro e a segunda faz com que ele pense na necessidade de
proteção.
- Evite fazer perguntas FECHADAS. Comece com perguntas ABERTAS:
Perguntas fechadas dão a possibilidade de a resposta ser SIM ou
NÃO. Evite começar sua fala assim: “O senhor gostaria de receber
nossa proposta?”. O cliente pode lhe derrubar respondendo um NÃO
logo de cara, o que tornará a conversa mais difícil. As
perguntas abertas têm no início da frase as palavrinhas mágicas:
“Como; Qual; Onde; Quem; Fale-me mais; etc.”
Uma Abordagem bem feita aumenta consideravelmente suas chances de
venda. Treine e pratique roteiros usando as dicas acima e veja como
os resultados são surpreendentes.
Sucesso e boas vendas!"
Por André Santos, Graduado em Comunicação Social, Corretor de
Seguros e palestrante.