O e-mail é um meio de comunicação
diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as
instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e
profissionalismo.
Cuidados na
redação
A facilidade para escrever e enviar uma mensagem estimula a
informalidade. Aproveite esse benefício sem cair no desleixo:
dedique tempo para redigir e-mails com clareza e objetividade se
não quiser confundir (ou aborrecer) o destinatário. Tente ser
objetivo e separar os assuntos com clareza
Sem
excessos
Além de irritantes, mensagens longas e
repetitivas dificilmente conseguem transmitir as informações
desejadas com eficiência e rapidez.
Moderação no
texto
Na hora de escrever um e-mail, pode ser tentador incluir todas as
pessoas conhecidas na lista de destinatários. Lembre-se de que sua
mensagem é apenas mais uma na caixa de entrada e, se quiser que
seja lida com atenção, ela terá de ser bem elaborada. Além disso,
se você envia para 25 pessoas uma mensagem que precisa de cinco
minutos para ser lida, irá consumir mais de duas horas do tempo
alheio. Tenha em mente que na tela a leitura torna-se mais fácil se
o texto vier em parágrafos curtos.
Em nome da clareza
Se você quer que seu e-mail seja lido, dedique atenção para a
identificação do assunto. Em vez de tentar resumir o conteúdo no
título, escreva a mensagem primeiro, leia-a e depois elabore a
identificação. Prefira usar poucas palavras, pois frases longas
demais não aparecem inteiras na caixa de identificação de diversos
programas de gestão de e-mail.
Como responder
Mantenha a mesma identificação do assunto (em uma resposta, ela
virá precedida da sigla “Re:”), pois a medida facilita a
organização por tema na hora de arquivar os assuntos. Para redigir
a resposta, acrescente seus comentários no início do texto, insira
algumas observações ao longo da mensagem e delete o que não tiver
importância. Se cada pessoa que ler e devolver a mensagem adicionar
um bloco de texto no início, o e-mail corre o risco de ficar
imenso.
Passo a passo
1. Para enviar e-mails apenas informativos, use PSC (para seu
conhecimento).
2. Nesse tipo de e-mail, você pode usar também a sigla PSI (para
sua informação).
Clareza ao comunicarAo contrário do que ocorre com cartas, os
e-mails são informais e em geral têm um tom coloquial. No entanto,
alguns destinatários podem interpretar de maneira errada. Ao
escrever, pense em quem vai ler e reserve a intimidade para os
amigos.
Abreviações
Como cada vez mais pessoas compõem suas mensagens em movimento, às
vezes usando o celular como teclado, aumenta a tendência ao uso de
abreviações. A necessidade de facilitar o processo deu origem a uma
linguagem rica em siglas e palavras de fácil identificação, como
“msg” em vez de “mensagem” e “vc” no lugar de “você”. Não se sinta
obrigado a utilizar esse “idioma” e reserve a linguagem codificada
para mensagens enviadas para quem compreende as
abreviações. Só abrevie palavras se tiver certeza de que o
leitor da mensagem as entende.
Símbolos com significado
No início da era do e-mail, foram desenvolvidos sinais gráficos
destinados a transmitir uma mensagem de humor, chamados de smileys
ou emoticons. Em geral, apontam o tom do texto, como indiferença ou
preocupação, por exemplo. Existe uma grande variedade desses
símbolos, mas os mais usados estão descritos no quadro ao lado.
Vale lembrar que nem todas as pessoas conhecem o significado dos
emoticons e há quem os considere infantis. Evite usá-los em e-mails
profissionais.
Tom correto
Ao escrever um e-mail para uma pessoa pela primeira vez, pode ser
difícil saber qual tratamento dar e como encerrar a mensagem.
Aposte na neutralidade: use “Caro (fulano)” e termine com “Um
abraço”. Reserve formas mais próximas (como “querido” ou “um
beijo”) para destinatários que você conhece bem.