Selecione seu Estado São Paulo
Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024


E-mail:
Senha:
Cadastre-se Login
Acessando.... Erro ao acessar. Esqueceu sua senha?

Você fala bem? Veja algumas dicas para melhorar...

Fonte: Data: 26 maio 2015 Nenhum comentário

Falar bem é fundamental para inúmeros profissionais, e sem dúvida, para o corretor de seguros. Confira abaixo sete dias para aprimorar sua fala no dia a dia...

1. Seja você mesmo

Essa é a primeira e maior dica de como falar melhor: a naturalidade acima de tudo. Nenhuma técnica poderá ser mais importante do que sua naturalidade. Aprenda, aperfeiçoe, progrida, mas, ao falar, seja sempre natural.

2. Pronuncie bem as palavras

Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente não omita a pronúncia dos “s” e “r” finais e dos “i” intermediários. Fale primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos, e não, janero, tercero, precisá, trazê, levamo.

Pronunciando todos os sons corretamente, a mensagem será mais bem compreendida pelos ouvintes e haverá maior valorização da imagem de quem fala.

Faça exercícios para melhorar a dicção lendo qualquer texto com o dedo entre os dentes e procurando falar da forma mais clara possível.

3. Fale com boa intensidade

Se falar muito baixo, as pessoas que estiverem distantes não entenderão suas palavras e deixarão de prestar atenção. Também não fale muito alto, porque, além de cansar rapidamente, você poderá irritar os ouvintes. Fale com volume de voz adequado para cada ambiente. Entretanto, nunca deixe de falar com entusiasmo e vibração. Se não demonstrar interesse pelo assunto que transmite, não conseguirá também interessar e envolver a platéia.

4. Fale com boa velocidade

Não fale rápido demais. Se a sua dicção for deficiente, será ainda mais grave, já que comprometerá a compreensão dos ouvintes.

Também não fale muito devagar, com pausas excessivamente prolongadas, para não entediar os ouvintes. Use um gravador de áudio para conhecer melhor a velocidade da sua fala e decidir-se pelo estilo mais adequado.

5. Fale com ritmo

Alterne o volume da voz e a velocidade da fala para construir um ritmo agradável de comunicação. Quem se expressa com velocidade da fala e volume da voz constantes acaba por se desinteressar os ouvintes, não pela falta de conteúdo, mas pela maneira “descolorida” como se apresenta.

6. Tenha um vocabulário adequado

Um bom vocabulário tem de estar isento de termos pobres e vulgares, como palavrões e gírias. Por outro lado, não se recomenda um vocabulário repleto de termos incomuns e quase sempre incompreensíveis. Evite também o vocabulário específico da sua profissão diante de pessoas não familiarizadas comesse tipo de palavreado. Evitando as expressões pobres e vulgares, não tendo preocupação de falar com palavras incomuns e reservando a linguagem profissional apenas para aqueles que atuam dentro da mesma área, você estará desenvolvendo um vocabulário simples, objetivo e suficiente para identificar todas as idéias e pensamentos.

7. Cuide da gramática

Um erro gramatical, dependendo de sua gravidade, poderá atrapalhar a apresentação e até mesmo destruir sua imagem.

Todas as frases precisam estar corretas, mas principalmente, faça uma revisão da concordância e da conjugação de verbos. Muitos hesitam na construção das frases porque têm dúvidas sobre a concordância a fazer ou o verbo a conjugar. Aumente a leitura de livros de bons autores e observe atentamente a construção das suas frases. A leitura atenta é uma das melhores fontes de aprendizado e aprimoramento da gramática.

 

Para participar e deixar sua opinião, clique aqui e faça login.

 

Últimas

 

agencialink.com é o nome fantasia da Raz&aatilde;o Social:
ART Tecnologia de Sistemas S/S Ltda.
CNPJ: 10.199.185/0001-69
Av. Jabaquara, 2860 - Sobre Loja - S&aatilde;o Paulo, SP - 04046-500 - Brasil