Em uma estratégia voltada para
ampliar o acesso à saúde de qualidade, a dr.consulta, plataforma brasileira de
gestão de saúde com origem em Heliópolis, São Paulo, anuncia o
lançamento de uma nova abordagem para o mercado B2B:
o dr.consulta Empresas. Focada
em pequenas e médias empresas, a nova vertical
busca enfrentar os desafios de proporcionar benefícios de saúde de
qualidade tanto para empregadores quanto
para funcionários.
Após registrar um crescimento
de 16% na receita em 2023, impulsionado por
um aumento de 120% na emissão de cartões de
benefícios de saúde, a dr.consulta investiu cerca de R$
20 milhões no lançamento e reposicionamento de sua
marca. Esse investimento visa implementar um novo modelo de saúde
primária, que combina uma rede integrada com o uso de inteligência artificial (IA) e outras tecnologias
para melhorar a experiência dos pacientes e promover o crescimento
dos negócios.
Massanori Shibata Jr.,
CEO da dr.consulta, afirma:
“dr.consulta nasceu com a missão clara de cuidar da saúde de
todos e gerar um impacto positivo no mundo. Desde 2011, nos
reinventamos diariamente, e agora, mais uma vez, reafirmamos a
necessidade de ir além das consultas tradicionais, oferecendo um
cuidado contínuo e personalizado que foca na prevenção e acompanha
as pessoas em todas as fases da vida, não apenas quando estão
doentes.”
Três
pilares que promovem a saúde
Nesta nova fase, a empresa
estruturou sua estratégia em três pilares
principais que promovem a saúde e incentivam a
autonomia dos pacientes no autocuidado e autoconhecimento, sempre
com o apoio da dr.consulta. São eles: “Saúde como
Movimento”, que encoraja hábitos saudáveis como parte do
estilo de vida; “Saúde como Coletividade”,
reforçando que o cuidado com a saúde é uma responsabilidade
compartilhada; e “Saúde como Conhecimento”,
oferecendo ferramentas personalizadas e informação de qualidade
para estimular o cuidado contínuo com a própria saúde.
Paulo Yoo, diretor de
Ecossistema e Inovação, destaca:
“Para aproximar as pessoas da medicina preventiva,
precisamos mostrar que a atenção à saúde começa em casa, com
hábitos diários de autocuidado, e se estende às relações coletivas.
Ao conectarmos todos esses pontos e oferecermos suporte por meio de
tecnologias de ponta e informações acessíveis, garantimos um
acompanhamento contínuo do bem-estar de nossos
pacientes.”
dr.consulta Empresas: um novo caminho para escalar o acesso à
saúde
Para fortalecer seu compromisso de
garantir que a saúde de qualidade seja um direito acessível a
todos, o dr.consulta Empresas coloca a atenção
primária no centro de sua estratégia, atendendo às
expectativas de empregadores e colaboradores brasileiros com uma
abordagem de assistência contínua, sem
comprometer a saúde financeira das empresas.
Essa iniciativa responde a uma
demanda crescente no mercado de saúde, onde a atenção primária é
estimada como capaz de resolver até 85% dos
problemas de saúde da população. Com um ecossistema integrado e o
uso avançado de tecnologia de dados, o dr.consulta Empresas busca
conhecer e cuidar melhor de seus pacientes, tanto nos serviços de
saúde quanto no atendimento.
Ao direcionar seus esforços para
o mercado B2B/PJ, o dr.consulta Empresas visa
alcançar cerca de 100 mil empresas na região
metropolitana de São Paulo que ainda não oferecem benefícios de
saúde aos seus colaboradores.
Além disso, a marca se propõe a
proporcionar uma experiência
única e personalizada aos seus
clientes, estendendo o cuidado com a saúde além do atendimento
médico. Essa jornada começa antes mesmo do agendamento, com
uma equipe multidisciplinar dedicada à saúde
do paciente, apoiada por dados estruturados, autocuidado e
autoconhecimento. O ecossistema de serviços
inclui pronto-atendimento
online, telemedicina, exames, odontologia e tratamentos a
preços acessíveis, garantindo um acompanhamento contínuo para
promover uma vida mais saudável.
Colaboração com outros agentes do setor
Esse movimento marca
um novo momento no setor, com ênfase na ampliação
do conhecimento e do acesso à medicina preventiva, visando uma
rotina mais saudável e focada na qualidade de vida, em parceria com
aliados estratégicos.
Shibata afirma:
“Sabemos que apenas unindo forças com outros agentes do
setor será possível descobrir novos caminhos e soluções de valor
para toda a cadeia. Por isso, estabelecemos uma aliança com a
Associação Nacional das Empresas de Benefícios Primário e
Secundário (Anebaps), reforçando nosso compromisso com o acesso e a
inovação, para oferecer a melhor experiência a nossos clientes B2C
e B2B.”
Essa colaboração busca criar novas
soluções acessíveis de cuidado e bem-estar, alinhadas ao cenário
econômico e social do Brasil, de forma integrada e
robusta.
Sobre o
serviço de assinatura do dr.consulta Empresas
O serviço de assinatura do
dr.consulta Empresas inclui consultas em
mais de 60 especialidades, 30% de
desconto em mais de 3.500
exames, pronto-atendimento e telemedicina em
mais de 20 especialidades, procedimentos
odontológicos, cirurgias em hospitais
parceiros, linhas de cuidado para gestantes e pacientes
com doenças crônicas, acesso a 29 centros
médicos na Região Metropolitana de São Paulo, e a
possibilidade de agendamento de consultas e
exames no mesmo dia.
O dr.consulta Empresas também
oferece um serviço de atendimento voltado para diferentes perfis
de Recursos Humanos, proporcionando apoio por
meio de tecnologia e inteligência de dados. Esse modelo preventivo
permite que o setor de RH acompanhe a saúde de toda a sua população
por meio de um ecossistema integrado de atenção primária,
oferecendo um conhecimento aprofundado sobre as empresas e suas
equipes.
Reposicionamento de marca estruturado
Para marcar seu novo momento de
reinvenção, o dr.consulta lançou o mote “doutor em cuidar
de você”, destacando que “consulta é muito mais que
atendimento médico”, refletindo a forma como a empresa cuida
de seus pacientes. Esse novo posicionamento se concretiza na
renovação dos centros médicos e na modernização do modelo de
conexão entre pessoas e serviços, incluindo a implementação
de self check-in, novas áreas
de conteúdo digital e espaços de
convivência, com o objetivo de criar jornadas mais
acolhedoras.
Resgatando sua essência, a marca
revisitou suas expressões, ajustando a linguagem verbal e visual
para se conectar melhor com seu público, colocando-o como
protagonista de sua história. Para isso, uniu-se a parceiros
alinhados com seu propósito, como Eris Colors (Erik
Gonçalves), fotógrafo da comunidade de Pimentas que trabalha
com um casting de pessoas reais, e a Digital
Favela, agência especializada em influenciadores
comunitários.
Gabriela Zaninetti,
diretora de Growth e Marketing do dr.consulta, afirma
“Conhecendo profundamente nosso público e clientes, sabemos
quais ações de marketing de impacto podem contribuir com nosso
propósito de promover o acesso à saúde. Ter pessoas que vivem a
realidade das comunidades ao nosso lado é a certeza de que estamos
levando conteúdo autêntico e cheio de conexão para todos.”
Reconhecendo a origem do
dr.consulta e de seus clientes, essa parceria permite que a
comunicação e as ações da marca sejam genuínas, respeitem e
valorizem o público, construindo relações de confiança, acolhimento
e aprendizado.