Os planos de saúde fazem parte do
setor que mais recebeu reclamações de consumidores direcionadas ao
atendimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Segundo o levantamento divulgado hoje (12), os contatos
relacionados a operadoras de saúde somaram 23,4% do total em 2017.
O setor fica no topo do ranking pelo terceiro
ano consecutivo, sendo responsável por 28,06% das queixas em 2016 e
por 32,7% em 2015.
Segundo o Idec, a maior parte das
reclamações dos consumidores vem sobre o reajuste abusivo dos
planos, especialmente empresariais e coletivos. Além disso, tem
incomodado os usuários as negativas de cobertura e falta de
informações sobre os planos.
O Idec recebeu em 2017 um total de 3,8
mil chamados com reclamações e dúvidas.
Em segundo lugar
no ranking das reclamações ficaram as queixas
relativas a compra de produtos, com 17,8%. O setor ultrapassou o
ramo dos serviços financeiros, que ficou em terceiro no
levantamento deste ano, com 16,7%, mas vinha ocupando a
vice-liderança das queixas nos dois anos anteriores. A maior parte
dos problemas está relacionado a problemas com cartão de crédito,
conta corrente e crédito pessoal. Em relação à compra de produtos,
a maior parte das reclamações tinha a ver com defeitos e
descumprimento nas ofertas.
Os serviços de telecomunicações,
incluindo telefonia móvel e fixa e TV por assinatura, ficaram como
o quarto mais questionado nos contatos com o Idec. Do total, 15,8%
das ligações foram motivadas pela relação com essas empresas. A TV
por assinatura é a maior fonte de reclamações, seguida pelos
problemas com telefonia e internet.