Pesquisa de opinião organizada pela
Federação aconteceu durante o 3º Fórum de Saúde Suplementar
Durante a realização do 3º Fórum de
Saúde Suplementar, no início do mês, 92 pessoas – de 55 empresas e
entidades – participaram de enquete elaborada pela FenaSaúde sobre
o modelo de plano acessível proposto pela Federação. Segundo o
levantamento, 64% dos participantes comprariam o plano elaborado
pela FenaSaúde com os seguintes dispositivos em um produto único:
atendimento hierarquizado, adoção de protocolos clínicos e
diretrizes terapêuticas, segunda opinião médica em casos de alta
complexidade, coparticipação e plano regionalizado de acordo com a
infraestrutura local.
“Com essa enquete, nosso objetivo foi
trazer uma percepção do setor sobre o modelo de plano de saúde
acessível elaborado pela FenaSaúde. Independente da formatação do
produto a ser regulamentada, o consumidor não deve mais ser tratado
como incapaz de definir o que é melhor para si. O importante é que
tenha informações suficientes para exercer seu direito de escolha,
com plenitude. É preciso dar opções ao beneficiário, de forma clara
e compatível com sua renda”, explica Solange Beatriz Palheiro
Mendes, presidente da FenaSaúde.
A enquete da FenaSaúde fez um
levantamento sobre a aprovação ou não de cada mecanismo da proposta
de plano de saúde acessível criado pela Federação. Todos os
dispositivos tiveram uma avaliação positiva: atendimento
hierarquizado, com médico generalista (61%); adoção de protocolos
clínicos e diretrizes terapêuticas (78%); segunda opinião médica em
casos de alta complexidade (92%); coparticipação (63%); e plano
regionalizado (74%). Com esses dispositivos em um produto único, a
FenaSaúde acredita que haveria uma redução de custos na ordem de
20%.
A proposta de plano de saúde acessível
precisa de uma regulamentação específica, própria do produto. O
relatório da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apontou
que diversos mecanismos apresentados já são comercializados. Mas é
preciso que essas regras estejam compreendidas em único produto, o
que dará racionalidade e transparência na relação entre
consumidores, prestadores de serviço e operadoras, estimulando a
concorrência e a aquisição do plano.
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