Os principais imprevistos que devem
estar cobertos pelo serviço que o viajante contrata
Chegou o tão esperado momento de
embarcar em uma divertida viagem. Tudo foi planejado desde a saída
para o aeroporto até os passeios pelo destino escolhido, além da
aquisição do seguro viagem para todos os passageiros viajarem com
tranquilidade.
Após a contratação deste item, o
primeiro procedimento é receber todas as formas de contato para
solicitar assistência durante o passeio e deixá-las sempre em
lugares de fácil acesso. A seguir, a APRIL Brasil lista oito
situações em que o viajante pode acionar o seguro viagem e receber
assistência.
1. Gastos devido a atraso ou
cancelamento de voo
Imagine chegar ao aeroporto, buscar
pelo guichê de check-in e descobrir que o voo foi cancelado devido
a questões climáticas, e que só será possível embarcar quando o
tempo estabilizar. Neste momento, respire fundo e guarde todos os
comprovantes dos gastos com alimentação e hospedagem para
reembolso, conforme orientações disponíveis nas instruções de uso
em sua apólice.
2. Extravio de
bagagem
Após um voo cansativo, uma das
preocupações é chegar na esteira e não avistar suas malas. Se isso
acontecer e o seguro contratado incluir essa indenização, não entre
em pânico. Basta falar com a empresa sobre a perda da bagagem após
o seu retorno e apresentar os documentos emitidos pela companhia
aérea. Caso a mala seja encontrada, mas demorem para entregá-la,
também é possível ter o reembolso dos gastos pelo atraso na
devolução ou até por danos ao objeto.
3. Necessidade de assistência
médica
Caso o passageiro precise de
assistência médica, o recomendado é primeiro falar com a provedora
do seguro viagem que, em um atendimento por brasileiros, irá
encaminhá-lo aos prestadores autorizados. Isso evita que você tenha
que colocar a mão no bolso e arcar com os custos do imprevisto.
Caso isso aconteça, você poderá solicitar o reembolso após o
retorno, de acordo com a cobertura contratada, item coberto e as
condições gerais.
4. Assistência
odontológica
Enquanto degusta uma iguaria local,
você sente uma dor de dente. Não se preocupe, os procedimentos são
os mesmos da assistência médica. Entre em contato com a empresa,
que irá indicar uma clínica conveniada para prestar o
atendimento.
5. Acidente durante prática de
esportes
Vai esquiar nos Alpes suíços ou surfar
na Austrália? É necessário informar ao seu agente de viagem ou
corretor sobre a prática de esportes durante a viagem, pois nem
todos os seguros básicos cobrem esse tipo de atividade. Existem
opções adicionais para práticas de esporte que podem ser
contratadas. Para solicitar atendimento, o procedimento é o mesmo
da assistência médica: acione a empresa de seguro viagem, com o
número descrito no cartão ou apólice, que ela irá encaminhá-lo ao
prestador e informá-lo sobre todos os procedimentos.
6. Furto qualificado de
equipamentos eletrônicos
Este é um adicional oferecido pela
APRIL aos seus viajantes. Em caso de furto qualificado de bens
eletrônicos, se este serviço for contratado, basta acionar a
empresa para obter o reembolso até o limite contratado referente ao
valor do aparelho. Nesse caso, é necessário ter em mãos o boletim
de ocorrência, a nota fiscal, entre outros documentos
solicitados.
7. Extensão de hospedagem por
cancelamento de voo
No último dia, a nevasca toma todo o
destino e os voos são cancelados. Para esse tipo de situação, é
possível adquirir um adicional para extensão de hospedagem devido a
cancelamento de voo, que cobrirá a sua estadia extra por até cinco
dias.
8. Garantia de retorno ou
regresso antecipado
Também é possível acionar o seu seguro
viagem caso seja necessário antecipar a volta ao destino de origem.
Nesses casos, a seguradora oferece os custos com a nova passagem ou
assume os custos do valor da multa da companhia aérea devido a
mudança das datas do retorno. Ao ativar o seguro, basta estar
ciente dos motivos incluídos nas condições gerais da apólice para
ter esse benefício.