O segundo debate da tarde desta
quinta-feira, no 8º Simpósio Paraense de Seguros, tratou sobre
Tecnologia e Inovação no mercado de seguros. Os palestrantes
apresentaram dados sobre suas empresas e as iniciativas para inovar
no setor.
Michelle Britto, Diretora PME
Digital da Axa, tratou sobre a velocidade que a informação se
propaga. “Estamos numa velocidade de informação muito grande.
Sabemos de tudo um pouco. Conseguimos informação fácil e a verdade
é que isso nos transborda e não sabemos como separar o que é bom do
conteúdo ruim. Nós da Axa buscamos a simplicidade nos nossos canais
digitais”.
O Vice Presidente Técnico da
HDI, Fábio Leme, ressaltou o projeto digital da empresa. “Estamos
com o projeto GO digital pensado para reinventar toda a empresa
baseado em soluções tecnológicas. Temos também o app do corretor e
plataformas que facilitam a apólice e a vida do corretor. A
produtividade é algo que nos interessa e que buscamos
sempre”.
As melhorias dos serviços foram
abordadas pelo Superintendente de Marketing da Porto Seguro,
Rafael Caetano. “Estamos focados em prover melhorias no nosso
serviço. Seja com melhorias na usabilidade, inclusão de novas
funcionalidades e também a facilidade para acesso e
rapidez”.
José Mello, Superintendente de
Marketing e Inovação da Liberty, falou sobre as mudanças no mercado
com a chegada da tecnologia. “O mercado de seguros tá no olho do
furacão. Queria ressaltar alguns movimentos no mundo que afetam
nosso mercado. Temos uma grande mudança de comportamento da
população em curso, muito proporcionado pela tecnologia. Ela
permite que haja acesso a coisa que antes não se tinha. O mundo
hoje é personalizado”.
Cristiano Barbieri, Diretor de
Tecnologia e Informação da SulAmérica, destacou a mudança de
mentalidade para trabalhar com tanta tecnologia atualmente. “As
maiores empresas com valor de mercado hoje são de tecnologia.
Existe essa mudança de comportamento. Hoje o cliente compara as
experiências e não só a vantagem monetária. Temos que oferecer
melhores experiências digitais”.
O Diretor de Tecnologia de
Informação da Tokio Marine, Canabarro da Cunha, tratou da
eficiência nos processos dentro do mercado. “Visamos a eficiência.
Despender menos esforço. Simplificar processos e agilizando
processos. A inovação permeia toda a empresa”.
Marcos Villa, Presidente Segfy,
disse que é necessário sair da zona de conforto. “A informação tem
que estar para os corretores e não os corretores para a tecnologia.
Precisamos nos reinventar constantemente e sair dessa zona que
estamos”.
Para finalizar, o Presidente da
Virtual Informática, Maurício dos Santos falou sobre os softwares
que ajudam no trabalho. “Existem softwares que ajudam nesse dia a
dia do corretor. Isso faz um diferencial enorme na hora de vender e
de entender seus segurados”.