A imagem do Brasil no exterior não
favorece, o desejo que existe, de atração de investimentos que
poderia oxigenar a economia do País, uma vez que a corrupção
existente não gera confiança. A violência nos presídios e nas
ruas impede que o povo viva tranqüilo, o que causa um medo
generalizado, que compromete a vida diária de todos. O turismo
internacional é uma excelente fonte de receitas, que traz
grandes benefícios para o País e para as empresas. Mas como
planejar uma viagem para visitar um lugar, onde os noticiários
do mundo todo divulgam, diariamente, prisões, mortes,
assaltos, rebeliões e o maior caso de corrupção do mundo,
conhecido como Petrolão, exposto pela Operação Lava Jato?
Isto e muito mais prejudica o
desenvolvimento do País gerando dificuldades para as empresas,
que deixam de contratar mais profissionais, temerosas do que
ainda pode acontecer, o que gera desemprego. Deixam de
contratar consultorias e assessorias para melhorar seu
desempenho e oferecer melhor qualidade de seus produtos e
serviços.
Estas atitudes não favorecem o
desempenho e os resultados, que poderiam ser mais expressivos
e animadores. Resumindo, o contágio negativo permeia todas as
atividades atingindo os consumidores, que percebem através
dos altos preços, nem sempre com a qualidade desejada, que
nada está bem.
Ao iniciar o ano de 2017 é preciso
haver uma reação, principalmente das empresas, no sentido de
fazer mais e melhor.
Como fazer isso?
Com novas atitudes, com novas posturas
profissionais, acreditando que sempre é possível melhorar,
mesmo nas crises, apostando na qualidade, que sendo percebida
pelos consumidores, entenderão que o preço é justo em função
dos benefícios que oferece. Para que isso aconteça é preciso que
as áreas de Marketing, comunicação e principalmente de
atendimento melhorem consideravelmente, porque o que se vê no
mercado, são pessoas despreparadas para realizar o
atendimento. Muitos atendentes revelam em seu semblante o
momento de dificuldade que estão vivendo, uma vez que são
incapazes de transmitir confiança e segurança na venda que
estão realizando. Um profissional preparado para fazer mais e
melhor sabe que precisa conquistar o cliente com
profissionalismo, sem esquecer que atitudes corretas como boa
educação, simpatia e atenção, são indispensáveis para fechar
uma venda.
As empresas precisam se dar conta, de
que é preciso investir nas pessoas com treinamentos adequados,
realizados por consultorias competentes, que sabem como
resolver os problemas existentes com competência,
exatamente porque estão preparadas para esta tarefa. Apostar
na prata da casa, nem sempre funciona, porque o hábito de
contato diário com os gerentes ou mesmo um diretor, não causa
o impacto necessário para acreditar numa mudança ou numa nova
perspectiva, que estimule os colaboradores a fazer mais e
melhor.
O novo ano sugere uma ação renovada , priorizada pelo comando
das empresas, visando fornecer mais conhecimento e mudanças de
atitudes internas, para que haja uma reação contrária ao
negativismo que domina o País. A decisão de apostar, nesta
proposta, depende de cada gestor. Como consultor afirmo que é
possível mudar para vender mais e melhor.
Adelino Cruz é colunista da revista JRS
Comunicação.