A Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) divulga nesta sexta-feira (03/06) a lista de
planos de saúde que terão a comercialização suspensa em função de
reclamações relativas à cobertura assistencial, como negativa e
demora no atendimento.
A partir de 10/6, oito operadoras
terão que suspender temporariamente a comercialização de 35 planos
de saúde. A medida faz parte do monitoramento periódico realizado
pela reguladora pelo Programa de Monitoramento da Garantia de
Atendimento.
Resultados do 1º Trimestre de
2016
No período de 01/01 a 31/03/2016, a
ANS recebeu 14.589 reclamações em seus canais de atendimento. Desse
total, 12.022 queixas foram consideradas para análise pelo
programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. São excluídas
as reclamações de operadoras que estão em portabilidade de
carências, liquidação extrajudicial ou em processo de alienação de
carteira, que já não podiam mais ser comercializados porque as
empresas estão em processo de saída ordenada do mercado. No
universo avaliado, mais de 90% das queixas foram resolvidas pela
mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar
(NIP), o que garantiu a solução do problema a esses consumidores
com agilidade.
Os planos de saúde suspensos
possuem, juntos, 272 mil beneficiários. Estes clientes continuam a
ter a assistência regular a que têm direito, ficando protegidos com
a medida, uma vez que as operadoras terão que resolver os problemas
assistenciais para que possam receber novos beneficiários.
Das 8 operadoras com planos
suspensos neste ciclo, 3 já tinham planos em suspensão no período
anterior e 5 não constavam na última lista de suspensões.
Paralelamente à suspensão, 7 operadoras poderão voltar a
comercializar 35 produtos que estavam impedidos de serem vendidos.
Isso acontece quando há comprovada melhoria no atendimento aos
beneficiários. Das 7 operadoras, 5 foram liberadas para voltar a
comercializar todos os produtos que estavam suspensos e 2 tiveram
reativação parcial.
A medida é preventiva e perdura até
a divulgação do próximo ciclo. Além de terem a comercialização
suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem
receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.
Panorama Geral
Para dar mais transparência e
possibilitar a comparação pelos consumidores, a ANS disponibiliza
um panorama geral com a situação de todas as operadoras, com a
classificação das empresas nas quatro faixas existentes (que vão de
0 a 3).
“Desde sua implementação, o
programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento vendo sendo
aperfeiçoado no sentido de gerar uma mudança de comportamento no
setor para a melhor prestação de serviço ao consumidor. Com essa
medida, a ANS amplia a proteção aos beneficiários, fortalece a
disseminação de informações sobre o panorama das operadoras e
fornece mais uma ferramenta para que sejam feitas escolhas
conscientes e embasadas”, destaca a diretora de Normas e
Habilitação dos Produtos, Karla Coelho.